Home Notícias Regionais RIO AZUL – Secretário de Agricultura fala sobre serviços essenciais, e os trabalhos da Defesa Civil

RIO AZUL – Secretário de Agricultura fala sobre serviços essenciais, e os trabalhos da Defesa Civil

0

O Secretário de Agricultura de Rio Azul e Meio Ambiente, André Gembarowski, que também atual como Coordenador da Defesa Civil, no município, informou que a reunião que seria realizada com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), agendada para este dia 1º de abril, na Casa da Cultura, em virtude da pandemia do Coronavírus, teve de ser adiada (por tempo indeterminado), para evitar aglomeração de pessoas.
Gembarowski comentou que em virtude dessa situação mundial, alguns serviços da Secretaria de Agricultura tiveram de ser paralisados. “O que não é considerado como serviço essencial está temporariamente paralisado. Como exemplo, o INCRA nos enviou uma determinação de paralisação dos serviços por tempo indeterminado referente à esse setor. Contudo estamos mantendo serviços como Bloco de Produtor Rural, mas via agendamento (telefone). Nós estamos realizando o atendimento com as portas fechadas, ou seja, o produtor chega, e é atendido pela janela, para que não haja aglomeração e aproximação entre pessoas, justamente visando evitar um eventual contágio de Covid-19, assim como está ocorrendo (esse tipo de atendimento) em grande parte dos municípios”, frisa Gembarowski.
De acordo com ele, o serviço de inseminação artificial, o profissional dessa área, está atendendo os produtores via Home Office (em casa), de onde esse profissional se desloca diretamente até as propriedades, também para evitar aglomeração de pessoas na Secretaria de Agricultura local. Já os veterinários estão atendendo casos de urgência e emergência. “Porém, os serviços prestados com implementos agrícolas, que haviam sido paralisados na semana anterior, nesta, estão sendo retomados”, lembra o secretário.
DEFESA CIVIL – Quando ao trabalho da Defesa Civil, no município, referente a fiscalização do cumprimento do Decreto Municipal nº 89/20, André Gembarowski informou que foram formadas duas equipes, as quais estão percorrendo todos os estabelecimentos comerciais, orientando como exemplo, desde questões como higienização do ambiente, até o distanciamento e número de clientes dentro de casa estabelecimento em um mesmo período.
“Nós continuamos com a barreira sanitária, junto ao portal de acesso a BR 153, sentido Rebouças, além disso vamos retomar nesta semana – conforme nota técnica da ANVISA – a sanitização de ruas centrais, onde haja maior circulação de pessoas, assim como realizamos já na semana anterior”, informa Gembarowski.
Ele concluiu informando que também está sendo trabalhada a atualização do Plano de Contingencia do município de Rio Azul.
Contatos com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Azul podem ser mantidos pelo (42) 3463-1215.

Comentários estão fechados.

Veja Também

RIO AZUL – Unidades Básicas de Saúde recebem equipamentos novos

Após realizar os trabalhos de reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura ef…