Home Saúde RIO AZUL – Saúde local recebe 27 Oxímetros para triagem no combate ao Covid-19

RIO AZUL – Saúde local recebe 27 Oxímetros para triagem no combate ao Covid-19

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

No dia 03 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul recebeu 27 Oxímetros, os quais de acordo com a secretária de Saúde local, Rosane Popovicz Schirlo, serão utilizados como forma de triagem de atendimento para Covid-19.

O aparelho mede a saturação (nível de oxigênio) do sangue, que tem a ver com a capacidade respiratória do paciente.

Como o Covid é uma doença respiratória, ela afeta o oxigênio no sangue, e por isso as pessoas têm falta de ar. Pacientes que procuram atendimento em unidades de Saúde com falta de ar e tossindo, uma das primeiras medidas é a verificação da saturação no oxímetro. Se o valor está abaixo do normal, já é um sinal de alerta.

Cabe salientar que o dispositivo é um equipamento médico que deve ser operado por quem entende o que faz.

O equipamento usa uma tecnologia de raios infravermelhos. Quando envolve o dedo, um lado emite luz e o outro absorve essa luz. A hemoglobina combinada com oxigênio (oxi-hemoglobina) tem uma cor, e a não combinada tem outra cor. Usando um mecanismo de absorção de raio de luz, o oxímetro detecta a quantidade de oxi-hemoglobina e a hemoglobina sem oxigênio.

Os números de saturação considerados “normais” pelos médicos são de 95% ou mais. Abaixo disso, é necessário investigar o que pode ter causado a anormalidade, tanto por meio de outros exames quanto levando em conta o histórico do paciente.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças- 39 casos de Dengue são apontados no boletim semanal

Aumento alarmante de casos requer atenção da comunidade  Rebouças, PR – Durante o pe…