Home Notícias Regionais Rio Azul sai na frente, e firma convênio para projeto de restauração do Parque Ambiental Salto da Pedreira

Rio Azul sai na frente, e firma convênio para projeto de restauração do Parque Ambiental Salto da Pedreira

0

Termo de Cooperação tem como objetivo retirar espécies invasoras e aumentar cobertura de vegetação nativa do parque.

 

Restauração da biodiversidade

A parceria para a restauração ecológica do Parque Ambiental Salto da Pedreira vai funcionar em duas etapas: primeiro, a Prefeitura fica responsável pela retirada das espécies exóticas invasoras para que o Projeto Conexão Araucária possa iniciar o plantio de espécies nativas. Os custos de mão de obra, insumos, mudas e demais necessidades da restauração serão de responsabilidade da SPVS, que executa o projeto.

Segundo Alessandra de Oliveira, técnica do Conexão Araucária, a retirada das árvores invasoras é necessária para abrir espaço para as plantas nativas. “Precisamos retirar as árvores exóticas antes do plantio para que as nativas consigam se desenvolver melhor. Isso também possibilita o uso da madeira das árvores retiradas dentro do município, com outros fins”, explica.

Depois da fase de controle, entra em execução o Plano de Restauração que será elaborado pelo Projeto Conexão Araucária na região classificada como Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Cachoeira e do Rio das Pedras. Uma vez que essa área seja enriquecida com a vegetação nativa, o parque vai funcionar como um pequeno corredor de floresta, para fornecer alimento, abrigo e facilitar a locomoção da fauna silvestre. “Valorizar o plantio de nativas e controlar a quantidade de exóticas vai trazer um grande benefício para a região, contribuindo com o aumento da biodiversidade do parque”, afirma Maria Vitória Müller, coordenadora do Conexão Araucária.

Após o plantio, os técnicos do projeto monitoram os resultados, checando o desenvolvimento das mudas na área. Os dados do monitoramento serão repassados para a Prefeitura, que será responsável pela manutenção do plantio

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

RIO AZUL – Unidades Básicas de Saúde recebem equipamentos novos

Após realizar os trabalhos de reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura ef…