Home Notícias Regionais RIO AZUL RECEBE DA SESA CÂMARA REFRIGERADA PARA ARMAZENAMENTO DE VACINAS

RIO AZUL RECEBE DA SESA CÂMARA REFRIGERADA PARA ARMAZENAMENTO DE VACINAS

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O município de Rio Azul etá entre os  93 municípios  contemplados câmaras refrigeradas de conservação e armazenamento de vacinas para municípios com menos de 100 mil habitantes (ver lista aqui);  que  receberam do Ministério da Saúde (MS) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),  nesta segunda-feira (23) .

O prefeito Leandro Jasinski comentou sobre a importância dessa conquista:


Na mesma oportunidade, também ocorreu a entrega de 13 ambulâncias padrão para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para várias regiões do Estado.

Os investimentos anunciados chegam quase a R$ 4,8 milhões e fazem parte de incentivo financeiro do Ministério da Saúde (MS) para estruturação de unidades de Rede de Frio e renovação da frota de ambulâncias para atender a população.

REDE DE FRIO – A aquisição de novos equipamentos visa a estruturação de unidades de Rede de Frio nos municípios contemplados, distribuídos nas 22 Regionais de Saúde, com o objetivo de fortalecer o Programa de Imunizações do Estado (PNI).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O incentivo atende às exigências da portaria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Portaria Conass nº 2.855 de 2019). Os contemplados cumprem com os critérios estabelecidos no documento, como o limite máximo de 100 mil habitantes, sala de vacinas não equipada com câmara refrigerada e sistema de informação oficial do Ministério implantado.

O armazenamento dos imunobiológicos deve atender a algumas especificidades, evitando uma eventual perda dos produtos. As vacinas são produtos termolábeis e fotossensíveis, e exigem cuidados especiais, uma vez que são produtos que possuem alta sensibilidade às alterações de temperatura e à luz. As câmaras são específicas para armazenamento e mantêm a temperatura estável entre 2ºC e 8ºC.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Este é mais um momento em que reafirmamos a importância da atuação do Governo do Estado. Por meio da entrega desses freezers será possível o armazenamento correto dos imunizantes garantindo a conservação das vacinas. Além disso, a renovação da frota Samu traz maior segurança e agilidade ao serviço de resgate prestado a toda população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças realiza a 2ª Caminhada Contra o Feminicídio

A concentração foi  às 10h30, deste 22 de julho, na Praça dos Ferroviários. Neste dia ocor…