Home Notícias Regionais RIO AZUL – Município amplia projeto de caixas coletoras de lixo, no modelo contêiner

RIO AZUL – Município amplia projeto de caixas coletoras de lixo, no modelo contêiner

0

O município já conta com 25 unidades coletoras instaladas, e nos próximos dias deverá contar com mais 23 caixas no modelo contêiner

O projeto piloto teve início ainda em 2018, beneficiando os três sistemas de faxinais existentes no município, nas localidades de Água Quente dos Meiras, Lageado dos Melos e Taquari. “Na época ficou decido junto à essas comunidades a utilização dos recursos do ICMS-Ecológico para estar implantado contêineres para a coleta de lixo reciclável, sendo que em cada um desses faxinais foram instaladas duas unidades coletoras”, lembra o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Gembarowski.
Além disso, foram utilizados recursos do ICMS-Ecológico, da APA, da Serra da Esperança para aquisição de mais duas unidades, sendo que foram instaladas dentro do Parque da Pedreira. Ou seja, o projeto-piloto teve naquela época a instalação de oito lixeiras tipo contêiner.
“Observamos a eficácia desse sistema de coleta, visto que nas comunidades do interior do município, a coleta feita é de resíduos recicláveis”, frisa o secretário.
Segundo ele, os locais onde foram instaladas já são os habituais onde a população reúne esse tipo de material a ser coletado, mas por meio desse sistema tendo condições adequadas, evitando assim o acesso de animais domésticos, e de médio e grande portes terem acesso ao lixo.
AMPLIAÇÃO
O projeto agora está sendo ampliado, com recursos do ICMS-Ecológico, da APA, da Serra da Esperança.
Neste ano de 2020 já foram instaladas 17 lixeiras em várias comunidades e, no último dia 27 de setembro o município recebeu mais oito lixeiras. “Temos a previsão de receber nos próximos dias mais 15 dessas unidades coletoras, as quais serão instaladas nas demais comunidades, conforme a demanda”, informa André.
A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugar. Além disso é uma alternativa que permite diminuir a quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais já transformados, ajudando a preserva a natureza.

 

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

TCE-PR julga irregulares os repasses antecipados feitos pela Câmara de Irati ao Poder Executivo Municipal

O Pleno do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) julgou procedente a denúncia formulada pe…