Home Notícias Regionais RIO AZUL – Escola Vanda Hessel, agora falta pouco para finalizar obra

RIO AZUL – Escola Vanda Hessel, agora falta pouco para finalizar obra

0

A obra do novo prédio da Escola Municipal Vanda Hessel em Rio Azul, que irá beneficiar estudantes da Vila Diva, está na fase de acabamento. O prédio vai contar com 12 salas de aula.
A demora dessa obra, de acordo com o prefeito Rodrigo Solda se deu em virtude da necessidade de alterações do projeto inicial. “Fazer projetos, firmar convênios até é relativamente fácil, difícil é realmente conseguir fazer acontecer. De nada adianta dizer ‘eu consegui três escolas novas’; só isso não resolve”, pontua Rodrigo.
Segundo prefeito, essa obra – da Escola Municipal Vanda Hessel – só foi possível iniciar mesmo em 2017. “Para que isso ocorresse nós tivemos que realizar vários ajustes. Entre eles realizar o nivelamento do terreno para acomodar a estrutura do ginásio de esportes da Escola, que é uma padronização, visto que o projeto veio pronto do FNDE. Somente para a construção da quadra, nós tivemos de transportar mais de 1.000 cargas de terra, fora os ajustes necessários”, menciona o prefeito.
De acordo com o prefeito, na época (gestão anterior), depois de firmado o convênio resolveram fazer alterações no projeto inicial.
“Não estamos justificando, apenas informando à população dos reais fatos, e sobre a demora dessa obra. Que a nossa equipe teve que readequar para poder iniciar. Ou seja, estamos fazendo como realmente foi acordado no projeto inicial junto ao Ministério da Educação”, comenta Rodrigo.
O prefeito também lembrou que sua gestão já inaugurou outras duas escolas. “Imagine um município de pequeno porte em termos de infraestrutura de engenharia como o nosso, tendo a prefeitura de dar andamento em duas obras desse porte simultaneamente, claro que era praticamente impossível. A verdade é que essas obras estavam com problemas por questões de infraestrutura de engenharia ou por terem sido mal elaboradas”, destaca.
Rodrigo diz que está tendo de fazer ou concluir uma obra herdada, a qual foi encontrada fora das normas acordadas quando da realização do convênio.
“Realmente é uma obra grande, e a região da Vila Diva merece porque houve um crescimento populacional bastante significativo nos últimos tempos, e assim irá facilitar o acesso das crianças à escola”, comenta Rodrigo.
O prefeito lembra que também serão necessários acessos à escola (que não estão no projeto), e que caberá a sua gestão realizar esse trabalho, visto a quantidade de ônibus escolares que transportam diariamente alunos da referida escola.
A expectativa de acordo com o prefeito é de que a obra possa ser concluída e entregue para a população até o final da atual gestão municipal. “Isso em virtude da fragmentação da transferência de  recursos e tratativas seja da esfera estadual, quanto federal.
“Nosso compromisso é dar segmento e entregar a obra para a comunidade escolar para que possa usufruir, mas fazendo isso com responsabilidade e cumprindo rigorosamente o convênio, até para não sermos responsabilizados futuramente de uma obra que não condiz com o que foi acordado”, conclui o prefeito.

 

 

 

 

 

da Redação com informações/imagens: FolhadeIrati

Comentários estão fechados.

Veja Também

Volta às aulas: primeiras cidades que receberiam o plano-piloto são Irati, Guarapuava ou União da Vitória