Home Notícias Regionais Região de Irati sedia projeto piloto de atenção ao idoso

Região de Irati sedia projeto piloto de atenção ao idoso

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

A região de Irati está sediando um importante projeto piloto focado na Linha do Cuidado ao Idoso. Trata-se do PlanificaSUS, em implantação em todo o Brasil, e que junto à 4ª Regional de Saúde de Irati, seguindo diretrizes do Governo do Paraná, vem direcionando ações voltadas à população com 60 anos ou mais. O projeto abrange nove municípios da região, e 100% dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e gestão.

O PlanificaSUS tem como objetivo organizar a Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde. É uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem o apoio do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais e municipais, com a participação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, de São Paulo.

O projeto foi enaltecido recentemente pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em evento de celebração dos 30 anos de regulamentação do SUS, como sendo a sua “essência, envolvendo todas as esferas de governo, entidades e a iniciativa privada. Temos que estar preparados para oferecer aos idosos paranaenses um envelhecimento digno e ativo, e o PlanificaSUS está nos permitindo este projeto-piloto que, posteriormente, pretendemos replicar em todo Paraná”.

Mapeamento efetuado pela 4ª Regional de Saúde aponta que, somados os nove municípios de sua abrangência, a população idosa ultrapassa 17.000 mil pessoas. Segundo estimativa do IBGE, em 2020, só a cidade sede de Irati teria mais de 7.000 pessoas com 60 anos ou mais, ou seja 11,60% de sua população. A previsão é de que o Paraná vai ter 118 idosos a cada 100 crianças até 2040.

Processo

Segundo Walter Trevisan, chefe da 4ª Regional de Saúde, “o projeto PlanificaSUS foi disponibilizado para região de Irati por meio de um convite da doutora Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção à Vigilância em Saúde, feito em 2019. O Paraná escolheu a Linha de Atenção ao Idoso, que é a linha de cuidado da Atenção Primária em Saúde, para ser modelo de referência para o PlanificaSUS”.

“Nos reunimos com os técnicos da regional e percebemos a importância que isso traria para a nossa Região de Saúde, e sabíamos da necessidade de trazer este trabalho junto à Atenção Primária em Saúde, fortalecendo-a, bem como também à Atenção Especializada, fazendo esse link entre os setores de Saúde dos municípios com o Consórcio Intermunicipal”, explica Trevisan.

Walter comenta que Consórcio aceitou o convite e todos os prefeitos e secretários municipais de saúde da assinaram um termo de compromisso junto à Secretaria de Estado da Saúde.

“Teixeira Soares foi selecionado como laboratório central de experimento, onde também ocorreu a abertura do projeto na 4ª Região de Saúde. Mas cada município está participando com o seu laboratório, e isto já está fortalecendo a região, com resultados a curto prazo que já estamos observando, e os que virão a médio e longo prazo”, detalha.

O chefe da Regional detalha que “foi contratada uma médica especialista geriatra para o atendimento, estão sendo capacitados os profissionais dos municípios e, até antes da pandemia, quinzenalmente vinham à nossa região, técnicos para efetuar o acompanhamento das ações, inclusive do Albert Einsten”. Ele cita que até acabou sendo suspenso um evento de capacitação este ano, na Câmara Municipal, que seria conduzido pelo consultor do Conass e membro do Comitê Assessor em Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, o geriatra Edgar Nunes de Moraes, abordando a senescência.

“Somos hoje referência para o Brasil na linha de atenção ao idoso. O PanificaSUS está dando resultados, pelo que levantamos junto a cada secretário municipal de Saúde e equipes da área, pelos benefícios agregados à população. Um compromisso do governador e da Secretaria de Estado da Saúde em fazer com que a população tenha o atendimento mais próximo de sua casa”, complementa.

Comentários estão fechados.

Veja Também

SOBRE HOSPITAL – Prefeitura ingressa com petição pela nulidade do Mandato Irregular da Diretoria

Prefeitura contesta prolongamento indevido do mandato e irregularidades eleitorais. Destaq…