Home Política Regional Rebouças – Vereadores apresentam Moção de Apoio à bancada paranaense na pesquisa de vacina contra a Covid

Rebouças – Vereadores apresentam Moção de Apoio à bancada paranaense na pesquisa de vacina contra a Covid

0

Durante a reunião da Câmara de Vereadores de Rebouças, em 11 de maio, os vereadores Jaderson Luiz Molinari, Getúlio Gomes Filho e Márcia Aparecida de Freitas, todos do PROS, apresentaram

Moção de Apoio nº 1, da Câmara Municipal de Rebouças, a iniciativa da bancada Paranaense na Câmara dos Deputados Federais e os senadores paranaenses, coordenada pelo Deputado Toninho Wandscheer, para liberação de 10 milhões de reais em emendas impositivas para garantir a continuidade da pesquisa da vacina do Covid-19 na Universidade Federal do Paraná.

A vacina desenvolvida na Universidade Federal do Paraná contra o coronavírus devem encerrar a fase de testes pré-clínicos até o final de 2021, sendo que os pesquisadores estimam que até 2022 o imunizante pode ser disponibilizado para a população. Caso seja aprovada nos testes pré-clínicos e clínicos, a vacina usa insumos nacionais e tem tecnologia de produção 100% desenvolvida na Universidade Federal do Paraná, sendo fruto de pesquisas realizadas com biopolimeros biodegradaveis e com partes específicas e proteínas virais.

Outro ponto positivo é o custo de produção pois, de acordo com os pesquisadores hoje são gastos menos de cinco reais para fabricar cada dose da vacina na Universidade Federal do Paraná e tem características multifuncionais. Isto quer dizer que pode ser recombinada para servir como imunizante para outras doenças como dengue, Zika entre outras.

“Este apoio financeiro da bancada do Paraná é fundamental para a continuidade da pesquisa que poderia resultar na primeira vacina paranaense contra o covid-19. Por isso declaramos nosso apoio e congratulamos os parlamentares federais, em especial Deputado Toninho que está empenhado em buscar a liberação de recursos para possibilitar que o Paraná tenha condições de continuar as pesquisas dessa que tão importante para saúde dos paranaenses e dos brasileiros em geral. Enfim para a preservação da vida”, conclui o vereador Jaderson Molinari, que falou em nome dos demais coautores da Moção.

Comentários estão fechados.

Veja Também

CCJ da Assembleia aprova projeto de transferência de renda para famílias paranaenses mais vulneráveis

Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa apro…