Home Notícias Regionais REBOUÇAS – Sindicato realiza evento com 131 mulheres para comemorar o Dia Internacional da Mulher

REBOUÇAS – Sindicato realiza evento com 131 mulheres para comemorar o Dia Internacional da Mulher

1

Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rebouças realizou no último dia 06 de março, na localidade de Marmeleiro, evento festivo que reuniu entorno de 131 mulheres (das comunidades de Marmeleiro, Barro Branco, Rio Bonito e Poço Bonito ) para comemorar essa data tão importante.
De acordo com o presidente do Sindicato, Vanderson de Andrade este é o terceiro ano que esse tipo de evento – idealizado pela atual diretoria sindical – é realizado.
O evento contou com o apoio do Provopar Municipal, secretarias municipais de Saúde, de Agricultura e Meio Ambiente, e Polícia Civil; sendo realizadas várias atividades, as quais iniciaram às 09h com Café Colonial da Partilha, palestra sobre Educação Financeira; feita por funcionários do Sicredi, palestra com a nutricionista Taciele Pes, abordando o tema Nutrição, e Saúde da Mulher Rural, participação do prefeito Luiz Zak e do Secretário Municipal de Agricultura, Laercio Cipriano.

palestra -Educação Financeira

No período da tarde as participantes tiveram uma aula de Zumba, apresentação teatral pela Saúde local, com foco na Saúde da Mulher, além de abordagem sobre a Violência contra Mulher. Ao final, ocorreu sorteio de prêmios e servido lanche às participantes.
Vanderson de Andrade destacou a importância da mulher do campo. “A mulher, muitas vezes realiza múltiplas jornadas ao longo do dia, e no campo não é diferente. Por isso a importância de valorizar essa data, seja para manter viva na memória e nas ações, os direitos das mulheres rurais em todos os níveis, desde as garantias individuais até coletivas, e promover condições de acesso à informação sobre saúde, educação financeira e sobre o combate à violência contra a mulher. Sabemos que a agricultura familiar é muito diversificada e as mulheres tem uma importante participação nesse contexto”, frisa o presidente do Sindicato.

palestra-Nutrição, e Saúde da Mulher Rural

Segundo ele, podemos considerar o trabalho da mulher como um conjunto de atividades- muitas vezes invisíveis à sociedade – que, apesar disto, ultrapassa em muito as práticas estritamente vinculadas ao trabalho doméstico. As agricultoras familiares também realizam atividades produtivas, como o plantio e a colheita da produção para o autoconsumo da família.

“E essa atividade multifuncional da mulher do campo, combina não só o ponto de
vista produtivo, como, também, as dimensões social, ambiental e cultural que o trabalho que ela representa no meio rural. E isso deve ser destacado e enaltecido por todos nós”, conclui Vanderson Andrade.

DADOS- Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15 milhões de mulheres vivem na área rural, o que representa 47,5% da população residente no campo no Brasil.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Volta às aulas: primeiras cidades que receberiam o plano-piloto são Irati, Guarapuava ou União da Vitória