Home Saúde REBOUÇAS – Secretária de Saúde lembra que o risco leptospirose cresce nesse períodos de chuvas intensas

REBOUÇAS – Secretária de Saúde lembra que o risco leptospirose cresce nesse períodos de chuvas intensas

0

A secretária Tania Selhorst lembra a população para o risco de aumento de casos de leptospirose, principalmente nesse período devido ao período de chuvas.
“A doença é causada pela bactéria leptospira, presente na urina principalmente de ratos, que com as chuvas se mistura à água de valetas, lama, lagoas, cavas e até mesmo nos locais com formação de enchentes. Cabe frisar que nos últimos cinco anos houve um aumento de 49% dos casos confirmados da doença ocorreram no primeiro trimestre (no Estado), nesse período em que há maior ocorrência das chuvas.
A penetração da bactéria acontece através da pele com pequenos ferimentos ou lesões, da pele, em contato com a água contaminada.
“A leptospirose pode ser adquirida tanto em áreas urbanas como nas áreas rurais, principalmente nas atividades relacionadas ao manejo e alimentação de animais de produção e na limpeza dos locais com maquinários e armazenamento de grãos, ração ou silagem”, informa Tania.
Após a infecção, o período de incubação da doença é, em média, de sete a 14 dias após o contato com a água contaminada. E, a leptospirose só poderá ser confirmada com exames laboratoriais feitos pelo Laboratório Central do Estado uma semana após o início dos sintomas.
A doença pode levar à morte se não for tratada de modo correto.

SINTOMAS:

Os primeiros sintomas da leptospirose são febre alta, mal-estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, cansaço e calafrios. Dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e desidratação também são frequentes

Comentários estão fechados.

Veja Também

RIO AZUL- Campanha de multivacinação, ações do Comitê de Crise do Covid e Unidade de Saúde da gripe são temas abordados em entrevista

Flexibilização de algumas restrições sobre Decreto no combate ao Covid, foram um dos temas…