Home Saúde Rebouças – Secretária de Saúde lembra, hoje (18) é Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Rebouças – Secretária de Saúde lembra, hoje (18) é Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

0

18 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, e de acordo com a secretária municipal de Saúde de Rebouças, Tania Selhorst, é uma data importante para chamar a atenção para as consequências do abuso das bebidas alcoólicas.

“Não importa os motivos, seja por diversão, para acompanhar os amigos ou para tentar relaxar, a ingestão frequente de álcool pode gerar dependência. O álcool atua no sistema nervoso central e promove sensação de euforia, prazer e entorpecimento, o que contribui para a dependência”, alerta Tania.

Com o tempo, o organismo se torna cada vez mais resistente aos efeitos da bebida e a pessoa tende a aumentar a quantidade.

Um dos caminhos para o alcoolismo é quando a pessoa torna aquilo um hábito e passa a beber mesmo quando está sozinha, geralmente para compensar problemas ou questões emocionais.

A secretária também destaca o risco de se ter o contato com o álcool a partir da adolescência. “Isso certamente eleva o risco de dependência. Também é importante lembrar que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas causa lesões no fígado que podem levar à cirrose e à necessidade de transplante”, comenta ela.

O alcoolismo é uma doença e somente com o tratamento e apoio a pessoa consegue reduzir a vontade de beber.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Governador Ratinho Junior e secretário da Saúde, Beto Preto, apresentam atualização das medidas contra a Covid-19

Governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, apres…