Home Saúde REBOUÇAS – Secretária de Saúde alerta sobre a importância do Novembro Azul para os homens

REBOUÇAS – Secretária de Saúde alerta sobre a importância do Novembro Azul para os homens

0

O segundo câncer que mais mata homens no Brasil é o câncer de próstata. Estima-se que 1 a cada 6 homens sofrem com a doença e 42 por dia morrem por causa dela. Como os índices são graves é preciso saber se prevenir, e  a prevenção mais eficaz é o exame de toque porém mais da metade dos homens nunca sequer consultou um urologista – especialista no sistema urinário e reprodutor masculino. A secretária de Saúde de Rebouças, Tania Selhorst frisa que essa cultura precisa mudar.

“É muito comum que os homens vão visitar o médico a partir do momento que tem algum tipo de sintoma, e aí a ideia que isso modifique também a importância de se prestar atenção também para a saúde masculina para que eles entendam sobre a importância para outros exames de rotina, assim como as mulheres fazem”, frisa.

O risco de câncer de próstata é maior para homens obesos com histórico da doença na família e acima dos 65 anos. Mas desde os 45anos se recomenda a realização do exame de toque ao menos uma vez por ano.

Para esclarecer os cuidados com a doença, desde 2003 no mundo todo a campanha Novembro Azul convoca os homens a repensar como cuidam da própria saúde. O objetivo principal segundo Tania é indicar o diagnóstico precoce e quebrar o tabú masculino do exame de toque.

“Não só para concientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata assim como os de outras doenças comuns dos homens, mas também com a ideia de quebrar esse preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque,  já que esse exame envolve uma palpação da próstata; e acaba tendo todo estereótipo da sociedade que muitos homens dizem que nunca passariam ou vão passar por um exame como esse”, comenta.

O câncer de próstata pode crescer de forma lenta sem manifestar sinais flagrantes ou pode crescer rapidamente e se espalhar como metástase para outros órgãos .

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças: Saúde confirma 29º caso de Covid

A secretária municipal de Saúde de Rebouças, Tânia Selhorst confirmou no início da noite d…