Home Saúde Rebouças – Saúde faz reunião de orientação aos trabalhos dos ACSs

Rebouças – Saúde faz reunião de orientação aos trabalhos dos ACSs

0

Na manhã deste dia 04 de fevereiro, a secretária municipal de Saúde de Rebouças, Tania Selhorst esteve em reunião, no NASF, com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

De acordo com Tania, o objetivo foi repassar aos ACSs orientações quanto a retomada mais incisiva desses profissionais em suas atividades cotidianas, uma vez que desde o início da pandemia de Covid-19, o setor de Saúde esteve mais voltado ao trabalho de orientação, prevenção e atendimento referentes aos casos do novo coronavírus no município, inclusive os ACSs muito colaboraram nesse sentido.

“Agora, precisamos retomar de maneira mais efetiva os trabalhos cotidianos e necessários, realizados por esses profissionais, como visitas para acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, hipertensos, visto que esses trabalhos foram realizados, mas com menor intensidade, pois a prioridade de todos foi voltada para o combate ao Covid-19. Até porque a própria pandemia dificultou o trabalho dos agentes, devido a necessidade de distanciamento social junto aos pacientes que são acompanhados pelos ACSs”, comenta a secretária.

Tania lembrou que os ACSs realizam um fundamental trabalho de prevenção e a promoção da saúde. “Esses profissionais mapeiam as comunidades e desenvolvem estratégias de intervenção voltadas ao auxílio da população local junto a suas unidades básicas.  São estratégias que realmente fazem diferença para os pacientes atendidos, aumentando a qualidade de vida da comunidade e preservando ambientes de risco “, comenta a secretária.

Na mesma reunião os profissionais do setor de Saúde Carlos Simione (Combate a Dengue), e Felipe Homiak (Vigilância Sanitária) informaram e repassaram orientações sobre casos recentes como três situações de picadas de cobra, e uma de morcego, além da necessidade de fazer a população ficar atenta e fazer a sua parte pra evitar casos de Dengue, ainda mais nessa época do ano, em que a incidência desse tipo de ocorrência é mais significativa. Além da retomada do trabalho de análise água junto aos poços artesianos, que tiveram uma diminuição na frequência em virtude da pandemia.

“Estamos vivendo a pandemia de Covid? Sim! Mas precisamos dar atendimento à outras comorbidades que também podem ser bastante prejudiciais à saúde das pessoas, e precisam de acompanhamento sistemático, é isso que estamos fazendo”, conclui a secretária.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Covid-19: Anvisa faz alerta sobre casos raros de distúrbio neurológico autoimune após vacinação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um alerta sobre os casos de síndro…