Home Saúde REBOUÇAS – Saúde alerta sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos ou venenosos.

REBOUÇAS – Saúde alerta sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos ou venenosos.

0

Manter os ambientes livres de materiais desnecessários, organizar sobras de construção e retirar teias de aranhas são ações que auxiliam para evitar estes visitantes desagradáveis. O  alerta é da secretária de Saúde de Rebouças, Tania Selhorst.

“A picada de um animal peçonhento pode ser bastante séria. Alguns, inclusive, podem se agravar e levar ao óbito. Pensar na prevenção significa organizar a sua residência. Isto vai auxiliar a melhorar o ambiente e também evitar além das aranhas, escorpiões, outros destes animais venenosos, e elimina inclusive os focos do mosquito da dengue”.

Animais peçonhentos, ou animais venenosos, são facilmente encontrados em ambientes como depósitos de resíduos, espaços com lixo e ambientes com muito entulho. Mas, também podem ser encontrados em casas, em frestas, atrás de objetos de decoração, como quadros, dentro de malas, sapatos e até em roupas.

Como exemplo, em 2018, no Paraná foram registrados mais de 18 mil acidentes com animais peçonhentos. A maior frequência é de aranhas, com 10185 ocorrências. Na sequência em número de acidentes aparece o escorpião, com 3318 registros. Abelhas, serpentes e lagartas somam cerca de 4 mil.

ACIDENTES – No caso de picadas a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente. “O paciente deve manter a calma, comunicar algum familiar, contar o que aconteceu, coletar ou ter o máximo de informações possíveis das características do animal e, se possível, fazer uma foto”, conclui Tania.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças: Saúde confirma 29º caso de Covid

A secretária municipal de Saúde de Rebouças, Tânia Selhorst confirmou no início da noite d…