Home Política Regional REBOUÇAS – Presidente do Legislativo comenta sobre início dos trabalhos da Câmara

REBOUÇAS – Presidente do Legislativo comenta sobre início dos trabalhos da Câmara

0

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Rebouças, Getúlio Gomes Filho (PROS), a Câmara retornou do feriado de final de ano com atividades normais de expediente em horário comercial. O recesso parlamentar, de acordo com a Lei Orgânica, segue até o dia 2 de fevereiro, mas os setores administrativos e gabinetes das bancadas já estão funcionando normalmente.
O presidente comentou sobre a atuação de quem ocupa uma cadeira no Legislativo. “O vereador é o agente público eleito mais próximo ao eleitor. Por esta razão, ele tem de conhecer as principais necessidades da população que ele representa. Tais demandas devem ser expostas ao gestor municipal ou encaminhadas aos parlamentares estaduais e federais, para que estes ajam junto aos governos estadual e federal. Por isso, para executar de maneira adequada e eficiente sua função, o vereador precisa estar muito preparado para tornar-se conhecedor dos trâmites legais e das estruturas burocráticas da administração pública. Por isso mesmo, neste período (início de ano, e de mandato), é o momento em que os vereadores e vereadoras aproveitam para tomar conhecimento sobre temas como Regimento Interno da Câmara, e Lei Orgânica. Os que já estão, para aprimorarem-se; e os novos legisladores, para tomarem conhecimento mais aprofundado sobre essas matérias”, comenta o presidente Getúlio.
Ele também frisou que mesmo nesse período de recesso das reuniões ordinárias, havendo necessidade, os vereadores e vereadoras estarão reunindo-se extraordinariamente para, como exemplo, deliberar sobre temas necessários, vindos do Poder Executivo.

*A palavra vereador vem do verbo verear. Significava “pessoa que vereia”, ou seja, que tem a incumbência de vigiar pela comodidade e bem-estar dos munícipes. A função de vereador é muito mais antiga que a de prefeito: até a proclamação da República, os Municípios eram administrados por suas Câmaras de Vereadores.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Em dia histórico para a Unespar de União da Vitória, Hussein Bakri entrega obra do primeiro bloco, assegura recursos para segundo prédio e inicia luta pelo curso de Direito

Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputad…