Home Notícias Regionais REBOUÇAS – Novo presidente do Conseg chama atenção sobre fogos de artifício para este 12 de outubro

REBOUÇAS – Novo presidente do Conseg chama atenção sobre fogos de artifício para este 12 de outubro

0

Tradicionalmente no dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, muitas pessoas tem o hábito de soltar fogos de artifício, para “comemorar” a data.
Contudo, cada vez mais cidades e capitais estão implantando leis municipais, impedindo a soltura de fogos de artifício (e similares) barulhentos, inclusive com a geração de multa aos infratores.
O novo presidente do CONSEG – Conselho de Segurança de Rebouças, Ilario Juawski, também como um dos defensores dos animais; pede a atenção da população sobre essa prática.

Ilario Juawski, presidente do CONSEG-Rebouças

“O barulho de fogos de artifício pode causar danos irreparáveis à saúde dos animais domésticos e silvestres, pois eles possuem capacidade auditiva muito superior à dos seres humanos. Entre os danos causados pelos ruídos, citamos a perda auditiva decorrente da ruptura dos tímpanos e a desorientação que pode gerar acidentes graves, como enforcamentos, quedas e fugas seguidas de acidentes automobilísticos”, argumenta Ilário.
Além dessa questão que envolve animais domésticos, há um outro fator também agravante
Segundo estudos científicos, os ruídos produzidos pelos fogos de artifício ultrapassam os 85 decibéis, trazendo prejuízos à audição sensorial das pessoas com espectro autista, com deficiência auditiva que usam aparelhos, enfermos, crianças, idosos, e pessoas com Síndrome de Down.
O presidente do CONSEG adiantou à nossa reportagem que irá solicitar a Câmara de Vereadores de Rebouças, para que seja implantada legislação municipal visando coibir a comercialização e soltura desse tipo de fogos de artifício.
“Se necessário, iremos solicitar providências também junto ao Ministério Público local. Não somos contra a comemoração de eventos, seja ele religioso ou de outra natureza. Mas que sejam levados em consideração esses fatos, que são prejudiciais a saúde de muitas pessoas, e de animais domésticos”, conclui o presidente do CONSEG.

Comentários estão fechados.

Veja Também

18-10 Vagas oferecidas pela Agência do Trabalhador, em Irati

ADMINISTRATIVO  Estagiária(o) cursando Ensino Médio, para trabalhar no período da manhã. …