Home Notícias Regionais REBOUÇAS-Jogos no Cotidiano Escolar: Uma Iniciativa Inovadora na Escola Municipal São José

REBOUÇAS-Jogos no Cotidiano Escolar: Uma Iniciativa Inovadora na Escola Municipal São José

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O Poder dos Jogos na Educação

O quinto ano A da Escola Municipal São José, em Rebouças, sob a orientação da professora Vera Lúcia Martins, tem explorado o poder dos jogos no cotidiano escolar. A professora Vera acredita que os jogos, juntamente com brincadeiras e atividades lúdicas, podem proporcionar aos alunos uma nova perspectiva de aprendizado de maneira prazerosa.

professora Vera Lúcia Martins

“Os jogos envolvem os jogadores, estimulam o raciocínio lógico e auxiliam nas tomadas de decisões. É importante enfatizar que o jogo na sala de aula não deve ser visto como uma brincadeira sem importância pedagógica, mas sim como um recurso de grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem, sendo necessário para o progresso em todas as disciplinas”, destaca a educadora.

Envolvendo as Famílias na Confecção de Jogos

A professora Vera Lucia realizou um trabalho envolvendo as famílias na confecção de jogos para serem utilizados em sala de aula. Ela compartilhou vídeos de duas iniciativas semelhantes no grupo do WhatsApp da turma para auxiliar nas práticas. Na escola, foram dadas dicas de como confeccionar os jogos.

“Um dos jogos é similar ao cubo mágico, apresentando cores diferentes que devem ser colocadas em suas respectivas casas. Embora seja um jogo menos desafiador, requer muita estratégia para resolver o problema. O outro jogo tem muito do comando de uma trilha. São jogos muito interessantes e fáceis de confecção”, aponta a professora.

Dia da Entrega dos Jogos e a Reação dos Alunos

Com os jogos prontos, o dia da entrega foi marcado para 23 de maio. As atividades despertaram grande interesse dos alunos, que até jogaram em casa com os familiares, demonstrando muita vontade de realizar as práticas com os colegas e mostrar suas estratégias.

“No dia marcado, os alunos escolheram as duplas e colocaram as mãos à obra. Muitas estratégias e diversão dominaram a criançada. Foi um dia diferente e motivador. Os alunos já estão ansiosos para novos desafios envolvendo novos jogos ou brincadeiras”, conclui a educadora.

Este projeto demonstra o poder dos jogos no ambiente escolar, não apenas como uma forma de entretenimento, mas como uma ferramenta pedagógica valiosa para o desenvolvimento da aprendizagem.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Trabalhador fica ferido após saltar de máquina desgovernada na BR-376

Incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira em obra próxima ao viaduto Santa Paula; em P…