Home Notícias Regionais REBOUÇAS: HOSPITAL D. DARCY VARGAS COMEMORA 71 ANOS, NESTE DIA 25 DE JANEIRO

REBOUÇAS: HOSPITAL D. DARCY VARGAS COMEMORA 71 ANOS, NESTE DIA 25 DE JANEIRO

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O prefeito de Rebouças, Luiz Zak, o presidente da Câmara, João Kosak, em representação do legislativo local, e o atual diretor geral do hospital, Márcio Gobor, destacaram a significativa importância que o Hospital Dona Darcy Vargas possui para a comunidade reboucense.

O prefeito Luiz Zak ressaltou a relevância vital do hospital no cenário local, enfatizando o papel essencial desempenhado na oferta de serviços de saúde à população. Ele salientou a trajetória da instituição, e de todos que contribuíram ao hospital, que ao longo de seus 71 anos, tem sido um dos  pilares no atendimento médico e na promoção do bem-estar da comunidade.

O presidente da Câmara, João Kosak, expressou o reconhecimento do legislativo pela contribuição valiosa do hospital à cidade. Destacou ainda a cooperação entre os poderes executivo e legislativo para garantir o apoio necessário à instituição, assegurando sua continuidade no cumprimento de sua nobre missão.

Márcio Gobor, como diretor geral do hospital, enfatizou o comprometimento da equipe em oferecer serviços de qualidade, ressaltando a dedicação em proporcionar cuidados eficazes à população reboucense. Destacou também os desafios enfrentados, ao mesmo tempo em que expressou otimismo quanto às perspectivas futuras, indicando o compromisso contínuo em melhorar e expandir os serviços prestados.

NA HISTÓRIA

No dia 25 de janeiro de 1953, nascia o Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, localizado na Rua Armando Costa, nº 619, em Rebouças-PR. Ao completar 71 anos de existência, a instituição destaca-se não apenas por sua longevidade, mas principalmente pelos serviços prestados à comunidade local.

O hospital, que possui uma história marcada pela cooperação comunitária desde sua fundação, tem seu nome em homenagem a Dona Darcy Sarmanho Vargas, esposa do ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Darcy Vargas foi uma primeira-dama exemplar, reconhecida por sua dedicação às questões sociais e obras assistenciais. Faleceu em 25 de junho de 1968, no Rio de Janeiro, deixando um legado de preocupação com o bem-estar coletivo.

A construção do hospital foi um esforço conjunto da comunidade, que se uniu para formar o grupo dos sócios fundadores. Essas pessoas não apenas dedicaram seu tempo para arrecadar doações junto à população, mas também contribuíram financeiramente para a construção. Nomes como João Franco Sobrinho, Silvestre Brecailo, Licínio de Souza Oliveira, entre outros, foram registrados na história como os responsáveis pela fundação do HCDDV.

O terreno que abriga o hospital foi doado pelo sócio fundador Armando Costa, proprietário de uma serraria no município à época. A comunidade também participou ativamente, realizando doações que incluíam desde valores em dinheiro até alimentos, leiloados em festas promovidas pelos sócios fundadores para arrecadar fundos.

O Hospital Dona Darcy Vargas possui uma estrutura física de 2.735,96 m², oferecendo atendimento de urgências e emergências no Pronto Socorro, internações, e  clínica médica.

O compromisso com a assistência hospitalar se reflete nos 95% de pacientes usuários do SUS. O hospital recebe recursos do sistema de saúde, convênio com a prefeitura, além de doações voluntárias da comunidade reboucense.

Além de sua trajetória de cuidado, o Hospital Dona Darcy Vargas se destaca pelo projeto, em uma de suas aladas, destinada a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), resultado de parcerias entre diversas entidades. Esse projeto visa a melhor recuperação possível da autonomia dos pacientes, envolvendo uma equipe multiprofissional que vai além da abordagem tradicional da doença, incluindo aspectos emocionais e sociais.

Ao completar 71 anos, o Hospital Dona Darcy Vargas continua a ser um pilar essencial na promoção da saúde e no bem-estar da comunidade reboucense, mantendo vivo o legado de solidariedade e comprometimento iniciado por seus fundadores.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeito de Rebouças comentou sobre liminar que foi derrubada, a qual mantinha a atual direção do hospital

Rebouças, 20 de junho de 2024 – O prefeito de Rebouças, Luiz Zak, comentou sobre a a…