Home Saúde REBOUÇAS – Ficar estressado pode contribuir para o ganho de peso

REBOUÇAS – Ficar estressado pode contribuir para o ganho de peso

0

Tania Selhorst, secretária municipal de Saúde de Rebouças comentou que estudos apontam o fato de muitos brasileiros terem aumentado o peso corporal nos últimos meses.

“Um levantamento online feito por pesquisadores revela que, durante a quarentena, quatro em cada dez pessoas engordaram no Brasil. Isso se dá em virtude do isolamento social, necessário, e que reduziu atividades da rotina da população, que passou a se movimentar menos”, diz.

Tania frisa que para muitos, ficar mais tempo em casa ainda contribuiu para a alimentação fora de hora e o maior consumo de carboidratos.

Outros vilões do ganho de peso foram a ansiedade e o estresse, que também tiveram aumento dos casos durante a quarentena.

TANIA SELHORST – Secret. Munic. Saúde

“Para muitas pessoas, quando ficam ansiosas, a tendência é sentir mais vontade de comer”, menciona ela.

O estresse interfere nos níveis de cortisol, hormônio que pode favorecer o acúmulo de gordura abdominal. Quando produzido em excesso, o cortisol pode interferir na pressão arterial e nos níveis de açúcar no sangue.

Realizar exames periódicos para avaliar os níveis dos hormônios também é importante.

“Principalmente em caso de inchaço, acúmulo da gordura abdominal ou perda de força muscular, que são alguns dos sintomas de desequilíbrio hormonal”, conclui Tania.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Pessoas com tipo sanguíneo O apresentam menos probabilidade de contrair a covid-19, segundo estudos

 …