Home Notícias Regionais Rebouças – Cidade está sem água

Rebouças – Cidade está sem água

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Alagamentos  prejudicam sistema de captação de água. Equipe da Sanepar trabalha para restabelecer o fornecimento

por: Clayton Burgath – Jornalista

Em meio aos recentes e intensos episódios de chuvas que assolaram a cidade de Rebouças, o município enfrenta mais um desafio no que diz respeito ao fornecimento de água. A captação de água, localizada na região do Rio Potinga, foi severamente afetada devido aos alagamentos provocados pelas chuvas dos últimos dias, tornando o acesso ao local uma tarefa complicada e perigosa, com a única opção de deslocamento sendo por meio de barco.

De acordo com informações prestadas pelo Agente da Brigada Comunitária e Defesa Civil de Rebouças, Alvanir Bianco, uma equipe encontra-se no local desde as 22h da noite de 10 de outubro. Seu objetivo é resolver o problema e restaurar o acesso à captação de água, e consequentemente fazer o bombeamento até a estação de tratamento.

“No entanto, a situação atual permanece incerta, pois ainda não há informações sobre o horário provável para o restabelecimento do fornecimento de água”, adianta Bianco. A equipe da Sanepar, que se encontra no local, está trabalhando para solucionar os problemas causados pelos alagamentos. Segundo Bianco, o fornecimento está sendo restabelecido gradualmente; e no centro da cidade e áreas mais baixas, o fornecimento está sendo normalizado mais rapidamente.

A situação atual exige a colaboração de todos os cidadãos e a compreensão de que as equipes envolvidas estão fazendo o possível para resolver o problema o mais rápido possível.

Isso ressalta um problema recorrente em muitos municípios quando ocorrem enchentes: o sistema de captação de água é vulnerável a inundações. As bombas, que desempenham um papel funamental na captação, muitas vezes acabam sendo atingidas pelo volume de água em situações de alagamento, prejudicando a operacionalidade dos sistemas de abastecimento de água. Os eventos climáticos extremos, como chuvas torrenciais e enchentes, estão se tornando cada vez mais frequentes em muitas regiões devido às mudanças climáticas.

Comentários estão fechados.

Veja Também

VÍDEO – Reunião na Câmara de Vereadores de Rebouças termina sem consenso sobre gestão do Hospital Dona Darcy Vargas

Partes divergem sobre  eventuais soluções relacionadas a atual diretoria do hospital por: …