Home Saúde REBOUÇAS- CAMPANHAS OUTUBRO ROSA, NOVEMBRO AZUL e contra a POLIOMIELITE

REBOUÇAS- CAMPANHAS OUTUBRO ROSA, NOVEMBRO AZUL e contra a POLIOMIELITE

0

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, exame ginecológico (Papanicolau) ou mais conhecido como preventivo de câncer de colo de útero.
A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher.
De acordo com a enfermeira Claudia Piani, em tempos de difícil acesso, e controle de aglomerações por conta da pandemia COVID19; as unidades de saúde básica do município de Rebouças, não deixaram de abraçar esta causa. “Naquele mês cada unidade de saúde organizou estratégias de atendimento por horário agendado (noturno) com coleta de preventivo e solicitação de mamografias e também atendimento médico e orientações de prevenção a saúde integral da mulher”, comenta Claudia.
Segundo ela, mesmo com todas dificuldades, neste ano de 2020 até o momento foram realizadas 865 coletas de preventivo exame (Papanicolau). Desse total, em outubro, com a campanha realizada foram 483 coletas.
“Agora estamos com a campanha Novembro Azul, mês da saúde do homem e prevenção do câncer de próstata. Estamos com atividades como agendamento de consultas médicas no período da noite, realização de testes rápidos para detecção de algumas doenças infecciosas como hepatites virais B e C, sífilis e HIV, orientações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e outras estão sendo realizadas. Vale também lembrar que contamos com a Academia de Saúde que realiza um excelente trabalho com os homens e mulheres, orientando, prevenindo e controlando doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade através da realização de atividades físicas e orientações educativas em saúde, assim elevando a autoestima e qualidade de vida da nossa população Reboucense”, menciona Claudia.
Falando em prevenção em saúde, Rebouças atingiu metas, vacinando mais de 95% a população alvo, prevenindo a gripe influenza HINI, atingindo também mais de 95% a vacinação de prevenção contra Poliomielite (a paralisia infantil).
“O que procuramos é organizar as atividades da Saúde para que estas ocorram de forma sistemática e contínua, possibilitando a identificação precoce de problemas, a implementação imediata de procedimentos corretivos e o acompanhamento do grau de correção. Por isso, em campanhas como o outubro Rosa e novembro Azul, buscamos ofertar todos os mecanismos à população, para que possa ter um acesso ainda mais facilitado”, destaca a secretária Tania Selhorst.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Aumento de casos de Covid em uma semana, preocupa setor de Saúde

A Secretária Tania Selhorst informou que a curva de casos e Rebouças, vem em uma ascendent…