Home Notícias Regionais REBOUÇAS – Alunos expressam em texto e Cartum, dificuldades do ensino a distância em tempo de pandemia

REBOUÇAS – Alunos expressam em texto e Cartum, dificuldades do ensino a distância em tempo de pandemia

2
clique aqui e receba nossas notícias:

O trabalho foi realizado pelos alunos da turma de Altas Habilidades, coordenados pela professora Luciane Franco, do Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos – Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Os trabalhos escolhidos foram:

Aluna: Thalita Geovana Bortolleto – 1º ano Ensino Médio

Aluno: Maicon Fagundes – 3º ano Ensino Médio.

Educação Apresenta Decadência

 

Nos primeiros meses de 2020, a pandemia do novo corona vírus mudou completamente a vida dos brasileiros e transformou a educação em um tema preocupante. O questionamento que permanece indeterminado na contemporaneidade corresponde a saber se o Ensino a distância é mesmo uma boa solução ou é apenas um recurso utópico, que não traz o aprendizado almejado nas escola públicas do país.

É perceptível que uma das trapaças feitas por parte dos alunos se dá pela conduta de copiar em vez de resolver, isso ocorre frequentemente, visto que, por serem atividades iguais, muitos pedem respostas para pessoas da mesma série, além dos sites disponíveis, de onde alguns professores retiram suas atividades, e até mesmo sites exclusivos para responder as perguntas dos estudantes, como por exemplo o Brainly. Embora com essas atitudes consigam ludibriar seus professores, o único prejudicado continua sendo o aluno, por não aproveitar o ensino que lhe é proporcionado, pois como dizia Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Segundo pesquisa feita com os alunos da sala de altas habilidades, no Colégio Estadual do Campo de Faxinal dos Francos, foi unânime a preferência pelas aulas presenciais. Pode-se afirmar que isso se deve ao fato de não ser comum a presença de computadores e internet boa nas residências de grande parte dos estudantes. Além de eles precisarem assumir algumas responsabilidades, antes exclusivas dos professores, como a pesquisa de conteúdo e explicações complementares, para sanar dúvidas. Outro aspecto que merece destaque, além do estudo de qualquer matéria, é o ambiente de sociabilidade que a escola proporciona, a qual é importante para o bem estar físico e psíquico do aluno, pois como citou Cora Coralina “O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes.”

Observam-se muitas falhas com relação à educação a distância, todavia é notório que em tempos difíceis como o vivenciado, ela se torna indispensável, a fim de que os alunos não percam o ano letivo, portanto algumas alternativas tornam-se essenciais, como o acompanhamento dos pais no horário  da resolução das atividades, motivação aos alunos, mostrando a importância do estudo, para que não haja evasão, e principalmente, o máximo de disponibilização de recursos , como o envio de apostilas com informações adicionais para os alunos que não podem pesquisar possíveis dúvidas, pois não se pode retroceder no tempo e aceitar que apenas a elite tenha o direito de acesso à educação.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Novo decreto deverá flexibilizar comércio aos domingos

Na noite de 15 de junho, antes da reunião ordinária da Câmara de Vereadores, ocorreu reuni…