Home Notícias Regionais Prudentópolis oferece refúgio para ucranianos: ‘Portas e coração aberto’, diz nota da prefeitura

Prudentópolis oferece refúgio para ucranianos: ‘Portas e coração aberto’, diz nota da prefeitura

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Em ofício, prefeitura destacou ligação de mais de 100 anos com a Ucrânia, ressaltando período em que primeiros imigrantes do país europeu chegaram ao solo paranaense.

A Prefeitura de Prudentópolis, na região central do Paraná, encaminhou ofício, nesta quinta-feira (24), para Ternópil, cidade da Ucrânia, oferecendo refúgio para moradores do país frente ao ataque da Rússia.

Prudentópolis, maior comunidade ucraniana do Brasil, é considerada cidade-irmã de Ternópil, segundo a prefeitura. A distância entre Ternópil e Kiev, capital do país e um dos alvos da Rússia, é de 461 quilômetros. Não há informações sobre conflitos em Ternópil.

“Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”, diz trecho da nota, referenciando a data de chegada dos primeiros imigrantes ucranianos à Prudentópolis, em 1896.

Dados da prefeitura indicam que entre os 52.776 moradores de Prudentópolis, cerca de 75% têm descendência ucraniana.

Continua após publicidade

O documento, assinado pelo prefeito de Prudentópolis Osnei Stadler (DEM), foi endereçado ao prefeito Serhij Nadal. O ofício, traduzido por membros da comunidade ucraniana do município paranaense, diz que a cidade está pronta para “prestar ajuda no que for preciso”.

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 500 mil ucranianos e descendentes vivem em terras brasileiras, o que representa a quarta maior comunidade do mundo.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Consulta Pública sobre Regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias termina neste sábado

Encerramento previsto para 20 de Abril de 2024. A Consulta Pública sobre a regulamentação …