Home Saúde Proteja seu fígado: Especialista alerta sobre cuidado com chás, ervas, suplementos e dicas da internet

Proteja seu fígado: Especialista alerta sobre cuidado com chás, ervas, suplementos e dicas da internet

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Vendidos livremente, chás e ervas apontados como milagrosos, suplementos e até medicamentos são consumidos pela população, sem orientação médica, para promover saúde e bem-estar.

No entanto, essas substâncias sobrecarregam o fígado e estão entre as causas de lesões no órgão, que podem evoluir de forma silenciosa para doenças graves, como cirrose e câncer de fígado.

Quem faz o alerta é o hepatologista Raymundo Paraná, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia:


O médico diz que as lesões no fígado induzidas por ervas, chás, fitoterápicos e tratamentos emagrecedores são hoje um problema de saúde pública.

Outros fatores de risco para as doenças hepáticas são o excesso de peso e o sedentarismo:

O hepatologista esclarece ainda que sintomas como boca amarga, azia, má digestão e manchas na pele são falsamente atribuídos ao fígado.

A identificação de possíveis danos ao órgão é feita somente por meio de exame de sangue e ultrassom e, de acordo com o doutor Raymundo Paraná, o diagnóstico de esteatose hepática, a gordura no fígado, indica que algo está errado no organismo:

Membro do Instituto Brasileiro do Fígado, o IBRAFIG, o médico Raymundo Paraná reforça a mensagem da instituição para que as pessoas adotem hábitos saudáveis de vida.

As agressões ao fígado podem evoluir silenciosamente para doenças graves, por isso é importante que medicamentos só sejam consumidos sob orientação médica.

Outras recomendações são não acreditar em tratamentos modistas, praticar atividades físicas, seguir uma alimentação balanceada e evitar o consumo excessivo de álcool.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças- 39 casos de Dengue são apontados no boletim semanal

Aumento alarmante de casos requer atenção da comunidade  Rebouças, PR – Durante o pe…