Home Notícias Regionais Programação agro da 2ª ExpoIrati terá novidades para o público

Programação agro da 2ª ExpoIrati terá novidades para o público

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

ExpoSabores e exposição de animais estão entre as atrações confirmadas para 2023

A organização da 2ª ExpoIrati já está a todo vapor. O setor agropecuário é um dos destaques da programação e, em 2023, vai contar com diversas novidades para o público que participar do evento que ocorre entre os dias 26 a 29 de outubro, no CT Willy Laars.

Entre as atrações vai acontecer pela primeira vez a ExpoSabores, realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), reunindo produtores de Irati e região. De acordo com o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, haverá variedade de produtos, como sucos, queijos, embutidos de origem animal, doces e bolachas, entre outros.

Na ExpoSabores o púbico ainda terá a oportunidade de conhecer iniciativas que estão ocorrendo em Irati, como o plantio de oliveiras para produção de óleo. O produtor Lucas Thomaz conta que junto com sua família começou o plantio em 2020 e desde então tem aumentado o pomar. “A tendência é ter inicialmente uma produção em pequena escala e em 2024 de forma comercial. Vamos compartilhar essa boa experiência durante a ExpoIrati”, comenta.

Também irão participar do evento os projetos da guabiroba, de plantas medicinais, da agroindústria de pinhão, de Inácio Martins, produtores de morango e pêssego. De acordo com a organização, a preferência é pelos pequenos agricultores. “Serão mais de 20 bancas valorizando o que é produzido em Irati e na região. Temos certeza que o público vai gostar”, acrescenta Gnatkowski.

Durante a ExpoIrati ainda haverá exposições de carneiros, cavalos, novilhas, gados de corte da raça purumã, que foi desenvolvida no Paraná. Também a Secretaria de Defesa Animal prepara uma exposição com mais de 100 animais e uma feira de adoção de pets.

Pela primeira vez será realizado, em parceria com a Castrolanda, o Clube da Bezerra, com 15 vagas para filhos de produtores. As inscrições do concurso, que vai avaliar a relação entre o animal e a criança, serão abertas em breve.

A programação do setor agropecuário, que conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), também vai contar com exposições de maquinários e tecnologias, e palestras voltadas aos produtores rurais de Irati.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – Com recursos do Estado, cidade investe mais de R$ 5,6 milhões em obras urbanas

O município de 14.524 habitantes tem obras na área da educação, do esporte e lazer. Com 64…