Home Saúde Principal causa de cegueira reversível, catarata também atinge crianças

Principal causa de cegueira reversível, catarata também atinge crianças

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O teste do olhinho é essencial para detectar se um bebê nasce com catarata congênita, uma doença grave que precisa ser diagnosticada precocemente. A obrigatoriedade de realizar esse exame está prevista na lei estadual do Paraná, assinada em 28 de dezembro de 2004.

Segundo estudos oftalmológicos, 3 em cada 10 mil bebês no mundo apresentam a doença. Muito conhecida por atingir pessoas da terceira idade, a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. Ela acontece quando a lente do olho, chamada de cristalino, está opaca. O que muitos não sabem é que a doença atinge também crianças e recém-nascidos, por isso, se chama catarata congênita.

A oftalmopediatra do Hospital de Olhos do Paraná, Dayane Issaho, explica o que pode causar a doença.

O teste em questão deve ser realizado pelo pediatra ainda na maternidade e em cada consulta de rotina da criança, até os 3 anos de idade. Se for constatada alguma alteração, o pediatra encaminha a criança ao oftalmopediatra para uma avaliação oftalmológica completa.

A especialista comenta quais são as alterações observadas durante o exame.

A exemplo do que acontece com os adultos, quanto antes a catarata nas crianças for diagnosticada e tratada, melhores são as possibilidades de um bom desenvolvimento visual. A avaliação e tratamento da catarata infantil são completamente diferentes do procedimento para adultos. Ela pode ser parcial e não necessitar de cirurgia. Entretanto, se o eixo visual estiver comprometido, o tratamento cirúrgico deve ser efetuado o mais precocemente possível. A doença pode acometer um ou ambos os olhos.

fonte:BandNews

Comentários estão fechados.

Veja Também

Menopausa: sintomas, tratamentos e dicas

A Ginecologista Loreta Canivilo, é especialista em reposição hormonal feminina, estética í…