Home Notícias Regionais Polícia Federal concede porte de arma para Guarda Municipal de Irati

Polícia Federal concede porte de arma para Guarda Municipal de Irati

0

Somente nas compras de armas, coletes balísticos e veículos foram investidos R$ 766.000,00, oriundos do Governo Federal e recursos próprios da Prefeitura.

Através de Acordo de Cooperação Técnica, firmado em março deste ano pelo prefeito Jorge Derbli, a Polícia Federal concedeu no último dia de 02 de maio, a autorização de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Municipal de Irati. O prazo de validade do acordo é de dez anos.

A liberação foi condicionada à apresentação do Plano de Trabalho da Guarda Municipal, contendo diversas informações, que foram encaminhadas dentro do prazo, e acompanhadas dos documentos de comprovação. A documentação exigida foi avaliada pela equipe da Delegacia da Polícia Federal de Ponta Grossa.

O secretário municipal de Segurança e Cidadania, Edson Luís Elias, destaca a ação positiva dos seus antecessores e do prefeito Jorge Derbli na estruturação da Guarda, e o trabalho incansável do atual comandante Averaldo Lejambre, e do corregedor Sérgio Santana, na elaboração do Plano de Trabalho, para que os portes fossem liberados pela Polícia Federal.

“Quando assumi já tínhamos munições, local apropriado para armazenamento, efetivo formado com curso de armamento e tiro ministrado pela Polícia Militar, avaliado psicologicamente por profissional credenciada pela Polícia Federal, regimento interno, ouvidoria e corregedoria. Faltavam poucos itens burocráticos para terminarmos o nosso Plano de Trabalho. Por tudo isso agradeço e parabenizo a todos”, afirma o secretário.

Há 10 dias, a Guarda Municipal passou por um curso de requalificação, já que os guardas tiveram a formação há um determinado período atrás. O comandante Lejambre destacou que “esta requalificação da equipe é extremamente importante, pois trabalhar na rua com arma de fogo exige muito cuidado, responsabilidade, treino e técnica. Todo o efetivo da corporação passou por esta nova etapa de qualificação, podendo atuar imediatamente no auxílio à segurança do nosso Município”.

HISTÓRICO

Um dos muitos desafios da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, criada na primeira gestão do prefeito Jorge Derbli, e em funcionamento desde janeiro de 2018, foi estruturar a Guarda Municipal para que tivesse plenas condições de desenvolver com eficiência os serviços de segurança a ela atribuídos.

Logo no início foram tomadas as medidas necessárias para execução do convênio firmado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, para que o Núcleo de Ensino da 8ª Cia. Independente de Polícia Militar ministrasse Curso de Formação para a metade do efetivo da Guarda Municipal, pois os agentes assumiram o cargo e não haviam sido preparados para o desempenho da função. O curso, com 476 horas/aula, foi desenvolvido no período de 23 de abril a 03 de agosto de 2018.

Com todo o efetivo formado, foi desenvolvida a segunda etapa do convênio. Após avaliação psicológica feita por profissional credenciada pela Polícia Federal, todos os agentes em atividade fizeram o Curso de Armamento e Tiro, em Irati e no 1º Batalhão da Polícia Militar em Ponta Grossa. O curso teve a duração de 160 horas e foi realizado no período de 09 de janeiro a 17 de junho de 2019.

A Guarda Municipal dispõe de cinco pistolas SPARK Z 2.0, adquiridas com recursos do Ministério da Justiça. São armas elétricas incapacitantes, cuja ação dura apenas cinco segundos. Para usá-las no dia a dia, quinze agentes realizaram curso de 10 horas/aula na 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, em Ponta Grossa. As aulas foram ministradas por Instrutores da PRF habilitados durante as Olimpíadas na Cidade de Rio de Janeiro (RJ).

Com a devida autorização do Ministério da Defesa, com recursos próprios foram adquiridos coletes balísticos para todo o efetivo (a corporação possuía apenas 19 unidades e com prazo de validade vencido) e dez pistolas .380.

Através de convênios com o Ministério da Justiça foram comprados oito veículos: uma caminhonete Chevrolet 2.5L transformada em Viatura/Canil (para transporte dos cães adestrados), uma Moto Honda NXR Bros 160, uma Pick-up Chevrolet Montana, quatro Renault Duster, e uma caminhonete Ford Ranger. Também faz parte da frota uma caminhonete Mitsubishi, que era do gabinete do prefeito e foi destinada para o patrulhamento rural.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

VÍDEO – Mallet: Carro cai em ribanceira

O fato ocorreu no sábado, 18 de setembro, no bairro Eldorado No final da tarde deste sábad…