Home Notícias Regionais PARANÁ- Novo coronavírus alerta produtores leiteiros sobre questões sanitárias na produção

PARANÁ- Novo coronavírus alerta produtores leiteiros sobre questões sanitárias na produção

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

No interior do Paraná, no município de Pinhalão, o produtor rural Lucas Reinaldo de Souza, de 24 anos, tem se virado como pode. O produtor de leite tenta puxar pela memória a rotina de produção antes do início da pandemia, que se instalou no Brasil em janeiro deste ano. As entregas de ração e de insumos, segundo ele, eram sempre pontuais, assim como a coleta do leite.
Com a pandemia, o cenário mudou. Mas Lucas afirma que, mesmo aos “trancos e barrancos”, a produção continua.


 

Apesar de a situação econômica preocupar os produtores de leite, outro fator a ser considerado é a questão sanitária nas propriedades produtoras de leite. Os produtores rurais leiteiros, segundo o pesquisador da Embrapa Marcio Roberto Silva, já lidavam com várias medidas sanitárias para proteger tanto os animais quanto para garantir a segurança e a qualidade do leite que é consumido pela população antes da pandemia. Com a crise mundial na saúde, ele garante que os cuidados têm sido redobrados.
Foto: Governo de Rondônia

Entre as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reforçadas pelo pesquisador da Embrapa para evitar a disseminação do novo coronavírus, estão a de lavar bem as mãos com água e sabão e manter o isolamento.
Os agricultores devem levar em conta que botas, macacões e aventais são equipamentos de proteção individual (EPIs) e devem ser utilizados somente na propriedade e lavados periodicamente.
Quem trabalha na ordenha deve manter unhas cortadas e cabelos presos com toucas ou bonés. Outra dica dada pelo pesquisador é higienizar equipamentos e ferramentas de uso comum, veículos e instalações com soluções à base de hipoclorito de sódio (água sanitária) ou álcool a 70%.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Eleição para Direção do Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas em Rebouças terá Chapa  Única

No dia 21 de julho, às 13h no plenário da Câmara de Vereadores será a eleição para a nova …