Home Notícias Regionais PARANÁ- Novo coronavírus alerta produtores leiteiros sobre questões sanitárias na produção

PARANÁ- Novo coronavírus alerta produtores leiteiros sobre questões sanitárias na produção

0

No interior do Paraná, no município de Pinhalão, o produtor rural Lucas Reinaldo de Souza, de 24 anos, tem se virado como pode. O produtor de leite tenta puxar pela memória a rotina de produção antes do início da pandemia, que se instalou no Brasil em janeiro deste ano. As entregas de ração e de insumos, segundo ele, eram sempre pontuais, assim como a coleta do leite.
Com a pandemia, o cenário mudou. Mas Lucas afirma que, mesmo aos “trancos e barrancos”, a produção continua.

 

Apesar de a situação econômica preocupar os produtores de leite, outro fator a ser considerado é a questão sanitária nas propriedades produtoras de leite. Os produtores rurais leiteiros, segundo o pesquisador da Embrapa Marcio Roberto Silva, já lidavam com várias medidas sanitárias para proteger tanto os animais quanto para garantir a segurança e a qualidade do leite que é consumido pela população antes da pandemia. Com a crise mundial na saúde, ele garante que os cuidados têm sido redobrados.
Foto: Governo de Rondônia

Entre as medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reforçadas pelo pesquisador da Embrapa para evitar a disseminação do novo coronavírus, estão a de lavar bem as mãos com água e sabão e manter o isolamento.
Os agricultores devem levar em conta que botas, macacões e aventais são equipamentos de proteção individual (EPIs) e devem ser utilizados somente na propriedade e lavados periodicamente.
Quem trabalha na ordenha deve manter unhas cortadas e cabelos presos com toucas ou bonés. Outra dica dada pelo pesquisador é higienizar equipamentos e ferramentas de uso comum, veículos e instalações com soluções à base de hipoclorito de sódio (água sanitária) ou álcool a 70%.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS – MP fala sobre flexibilização de Decreto, e orienta os candidatos sobre campanha durante a pandemia de Covid

O Promotor de Justiça da Comarca de Rebouças, Oseas Vogler comentou sobre a possibilidade …