Home Política Regional Paraná lança Bolsa Cuidador Familiar para apoiar quem cuida de idosos e dependentes

Paraná lança Bolsa Cuidador Familiar para apoiar quem cuida de idosos e dependentes

0

O Governo do Paraná deu mais um passo importante na valorização de quem dedica tempo e cuidado aos idosos.
Foi assinado, nesta quarta-feira, dia 22, o decreto que cria o Bolsa Cuidador Familiar, iniciativa que reconhece e apoia o trabalho de quem cuida de pessoas idosas ou dependentes de cuidados de longo prazo.

O programa faz parte do Paraná Amigo da Pessoa Idosa e tem como objetivo garantir condições e recursos financeiros para esses cuidadores, muitos deles familiares que se dedicam integralmente à atenção e ao bem-estar de quem mais precisa.

A implantação será feita de forma gradual, começando com um projeto-piloto.
Para receber o benefício, o cuidador deve estar cadastrado no Cadastro de Cuidadores do Paraná, ter mais de 18 anos, morar no mesmo domicílio da pessoa idosa, estar inscrito e com dados atualizados no CadÚnico, além de pertencer a uma família com renda per capita de até um salário mínimo.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o programa representa um importante apoio, especialmente para as mulheres que cuidam de familiares idosos em casa.

O Bolsa Cuidador Familiar vai iniciar como projeto piloto em alguns municípios e depois deve ser ampliado para todo o estado.

O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa foi instituído por lei no Paraná. A iniciativa tem como objetivo garantir qualidade de vida para a população idosa e fortalecer a rede de apoio dessa população. O governador Ratinho Junior assinou também o decreto que regulamenta o Auxílio Social Mulher Paranaense, benefício voltado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, previsto na Lei nº 22.323/2025, que instituiu o Programa Recomeço. O objetivo é garantir autonomia e segurança financeira para que as vítimas possam se afastar do ambiente de agressão.

Será priorizada a concessão do auxílio para mulheres que se encontrem na condição de vítima de tentativa de feminicídio ou homicídio, lesão corporal grave ou gravíssima, dentro do contexto de violência doméstica.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Região ganha destaque nacional com projeto inovador de iluminação pública apresentado em Brasília

Prefeito Leandro Jasinski, presidente da AMCESPAR, é um dos palestrantes e representa o Ce…