Home Política Regional Paraná investe R$ 128 milhões e garante promoção e progressão de servidores da educação

Paraná investe R$ 128 milhões e garante promoção e progressão de servidores da educação

0

Em cerimônia no Palácio Iguaçu nesta terça-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou o pagamento de promoções e progressões relativas aos anos de 2019 e 2020 para 16 mil 319 servidores, entre professores e funcionários administrativos, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Seed. Até o fim de 2021, o valor estimado é de quase 128 milhões 150 mil reais. Os pagamentos devem começar a ser pagos a partir de outubro. Outras categorias do funcionalismo também serão incluídas nos próximos dias. Durante o evento, Ratinho Junior confirmou também que vai enviar para a Assembleia Legislativa do Paraná uma Mensagem de Lei revogando o trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias que impedia a concessão dos avanços para mais da metade das carreiras do Estado neste ano. Assim, será possível destravar as promoções e progressões de 2021 a todos os servidores públicos.

O governador destacou que, neste momento, serão beneficiados os profissionais do Quadro de Funcionários da Educação Básica e do Quadro Próprio do Magistério, mas o objetivo é ampliar o benefício para as demais categorias.

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, ressaltou que mesmo diante de um cenário de crise econômica provocada pela Covid-19, o Governo do Paraná vai conseguir pagar esse avanço na carreira do magistério.

Feder também lembrou que a educação do Paraná vem passando por um processo de inovação sem precedentes no Brasil, com um conjunto de ações didático-pedagógicas desenvolvidas pela Seed, como o aplicativo Aula Paraná; gravação e veiculação das aulas virtuais; produção de material didático para os alunos e de apoio aos professores; oferta de aulas de programação para os estudantes; educação financeira, aplicativos de inglês e matemática, entre outras iniciativas. Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, Gilmara Zanata, o Paraná é exemplo de gestão da educação para o Brasil.

Apesar das dificuldades econômicas provocadas pela pandemia, o compromisso do Estado é de valorizar os professores, afirma o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva.

No fim do ano passado, o Estado já havia implementado o avanço para diversas carreiras. Foram beneficiados funcionários dos quadros próprios da Polícia Militar; da Polícia Civil; dos Peritos Oficiais; da Secretaria de Estado da Saúde; entre outras categorias. Já neste ano, em maio, o governador Ratinho Junior autorizou a promoção de praças da Polícia Militar do Paraná e a regulamentação da diária extrajornada para policiais militares. Apenas em relação à diária dos policiais, até dezembro de 2021 serão investidos cerca de 20 milhões de reais, possibilitando 3 mil 970 policiais nas ruas em atividades extras, cerca de 20% do efetivo atual.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Aprovado projeto do deputado Hussein Bakri que pretende criar um ambiente de inovação no Paraná

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou hoje à tarde projeto de lei para fomenta…