Home Saúde Paraná aplica 10 litros de agrotóxicos por habitante ao ano

Paraná aplica 10 litros de agrotóxicos por habitante ao ano

0

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) o Brasil é o terceiro país do mundo em aplicação de agrotóxicos, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. Por aqui foram aplicadas mais de 377mil e 200 toneladas de pesticidas nas plantações em 2019, último ano com dados disponíveis, o que equivale a 6 kg por hectare.

Desde 2017, o Brasil vem aprovando mais de 400 produtos deste gênero anualmente para uso agrícola e industrial. O glifosato é o agrotóxico mais popular do Brasil. Ele representa 62% do total de herbicidas usados no país enquanto é proibido em países europeus e enfrenta processos judiciais nos Estados Unidos, alguns concluídos com indenizações milionárias. O motivo é que estudos indicam que o glifosato pode causar câncer. No Paraná, a quantidade de agrotóxicos aplicada corresponde a 10L por habitante ao ano. E isso tem um impacto muito forte na saúde da população, como explica o médico da família e nutrólogo, dr Luiz Nicolodi.

Pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV),da universidade de Princeton e do Insper identificaram que o uso do glifosato nas lavouras de soja nas regiões Sul e Centro-Oeste aumentou a mortalidade infantil em 5%. Ou seja, no período de um ano, 503 crianças morrem nessas regiões por consumir água contaminada com glifosato.

O médico indica que três fatores podem mudar essa realidade.

Para a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) é necessária uma conscientização sobre os malefícios individuais e coletivos do uso de agrotóxicos, além de rever várias legislações sobre o tema. Ela ainda considera que um pontapé inicial para esta mudança seria implementar uma merenda orgânica nas escolas.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Paraná mantém ensino presencial em 2022, sem passaporte da vacina

Médico afirma que mesmo com a preparação das escolas, o crescimento de casos impede o reto…