Home Saúde PALAVRA DE ESPECIALISTA: É gripe ou alergia? Entenda como a alergia é desencadeada

PALAVRA DE ESPECIALISTA: É gripe ou alergia? Entenda como a alergia é desencadeada

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

A alergia está presente no dia a dia de muitas pessoas e, muitas vezes, pode ser confundida com outras doenças, como a gripe. Basta presenciar o nariz coçando ou enfrentar alguns espirros e tosse, que alegam estar com alergia, o que em alguns casos, pode não ser verdade. Afinal, você sabe o que realmente é considerado alergia? Para esclarecer as principais dúvidas, o Dr. Nelson Rosário Filho, Professor e Coordenador do Programa de Residência em Alergia e Imunologia Pediátrica da UFPR, explica mais sobre o tema.

Portal: Dr. Nelson,  o que é uma alergia e como ocorre essa reação no corpo humano?

Dr. Nelson: A alergia é uma reação do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, chamada alérgeno. Essa reação acontece quando o corpo, após entrar em contato com o alérgeno, produz anticorpos específicos, como a IgE. No primeiro contato, não há sintomas visíveis, mas o organismo fica sensibilizado. Em exposições subsequentes ao mesmo alérgeno, os anticorpos IgE são acionados, levando à liberação de histamina e desencadeando os sintomas alérgicos.

Portal: Quais são os principais sintomas de uma reação alérgica e como diferenciá-los de uma gripe comum?

Dr. Nelson: Os sintomas de uma reação alérgica podem incluir coriza, espirros, olhos lacrimejantes e outros sintomas respiratórios. Esses sintomas são frequentemente confundidos com os da gripe comum, mas é importante observar que, na alergia, não há febre e os sintomas geralmente persistem enquanto houver exposição ao alérgeno.

Portal: Como a volta às aulas pode influenciar no aumento dos sintomas alérgicos, especialmente em crianças?

Dr. Nelson: A volta às aulas pode aumentar os sintomas alérgicos em crianças devido à exposição a alérgenos presentes no ambiente escolar, como ácaros, poluentes do ar e agentes infecciosos. Além disso, o início do outono é uma época em que a concentração de alérgenos, como ácaros, atinge o pico, contribuindo para o aumento dos sintomas alérgicos.

Portal: Existem diferentes tipos de alergias? Quais são as mais comuns e seus principais sintomas?

Dr. Nelson: Sim, existem diversos tipos de alergias, incluindo alergias respiratórias, de pele, alimentares e medicamentosas, entre outras. As alergias respiratórias, como rinite e asma, são as mais comuns e causam sintomas como coriza, espirros e dificuldade para respirar. Já as alergias de pele podem manifestar-se como dermatite atópica, urticária e eczema.

Portal: Quais são os principais desencadeadores de uma crise alérgica respiratória e como evitá-los?

Dr. Nelson: Os principais desencadeadores de uma crise alérgica respiratória incluem ácaros, animais de estimação, poluentes do ar, pólen e fungos. Para evitá-los, é importante manter uma rotina de limpeza dentro de casa, evitar o acúmulo de poeira e umidade, ventilar o ambiente e evitar o contato com os alérgenos sempre que possível.

Portal: Qual o tratamento mais indicado para controlar os sintomas de uma alergia?

Dr. Nelson: O tratamento para controlar os sintomas de uma alergia inclui evitar o contato com os alérgenos, utilizar medicamentos, como anti-histamínicos, e realizar o controle ambiental. Os anti-histamínicos de segunda geração são preferidos por não causarem sonolência e terem eficácia prolongada, mas é importante consultar um especialista para indicação do melhor tratamento para cada caso.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças- 39 casos de Dengue são apontados no boletim semanal

Aumento alarmante de casos requer atenção da comunidade  Rebouças, PR – Durante o pe…