Home Geral Outubro Rosa inicia alerta à mulheres sobre o câncer de mama

Outubro Rosa inicia alerta à mulheres sobre o câncer de mama

0

A tradicional campanha do Outubro Rosa começou oficialmente na sexta-feira (1). Como em todos os anos, o objetivo é alertar mulheres sobre os riscos do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Mulheres a partir dos 50 anos de idade correm mais riscos de sofrer com a doença.

De acordo com a oncologista clínica Rosane do Rocio Johnsson, alguns fatores de propensão ao câncer nem sempre podem ser modificados, mas, em outros casos, é possível mudar e evitar a doença.

Para mulheres que já têm histórico de câncer na família, principalmente familiares que tenham morrido por causa da doença, é necessário fazer exames regularmente para identificar qualquer tipo de alteração.

O diagnóstico precoce depende tanto da mulher, em realizar exames de forma rotineira, quanto de profissionais que saibam identificar sinais de alerta. O primeiro sintoma que precisa ser observado são os nódulos mamários.

A Região Sul tem as maiores taxas de incidência e de mortalidade do câncer de mama, junto à Região Sudeste. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que, somente em 2021, 66 mil e 280 mulheres sofram com a doença no Brasil. O risco estimado é de 61,61 casos a cada 100 mil pessoas.

informações:BandNews

Comentários estão fechados.

Veja Também

Pandemia deixa 753 crianças de até seis anos órfãs, no Paraná

Viver o luto na infância acontece de uma maneira diferente do que na vida adulta. A crianç…