Home Geral Nova frente fria atinge o Sul do Brasil com chuvas intensas, temporais e ressaca

Nova frente fria atinge o Sul do Brasil com chuvas intensas, temporais e ressaca

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, trazendo consigo um clima severo que inclui chuvas intensas, temporais e ressaca marítima. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “Perigo Potencial” para tempestades em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Estes estados enfrentarão chuvas de até 50mm por dia, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.

Em Santa Catarina, a situação é especialmente preocupante. A Defesa Civil do estado alerta para riscos elevados de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, com previsões de acumulados de chuva entre 80 mm e 120 mm, podendo ultrapassar esses valores em algumas áreas. Para se ter uma ideia, cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado de área.

A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de ressaca marítima. Ondas de até 3 metros são esperadas na faixa litorânea entre Mostarda (RS) e Florianópolis (SC). Este aviso é válido até a sexta-feira, dia 17 de maio.

No sábado, dia 18 de maio, o Paraná será marcado por temporais, uma queda brusca de temperatura e ventos que podem ultrapassar 90 km/h. As chuvas serão expressivas em todo o estado, com acumulados acima de 50 mm especialmente no litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e em Foz do Iguaçu.

No domingo, dia 19 de maio, a intensidade da chuva deve diminuir no Paraná, mas o frio se intensificará. O tempo voltará a ficar firme em Foz do Iguaçu e no sudoeste do estado, com variação de nuvens e temperaturas baixas. Já o litoral e a capital paranaense ainda terão tempo fechado e chuvoso, com previsão de chuva fraca a moderada.

As autoridades recomendam que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e tome as devidas precauções para se proteger dos possíveis impactos das condições climáticas adversas.

Tudo sobre Diversos | Canal Rural

Comentários estão fechados.

Veja Também

Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas em Rebouças: “outro” Processo de Execução Judicial, agora pela Caixa Econômica Federal

Na segunda-feira, 3 de junho, chegou ao conhecimento da nossa reportagem que a Caixa Econô…