Home Notícias Regionais Morre aos 91 anos Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito de União da Vitória e 1º bispo da Diocese

Morre aos 91 anos Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito de União da Vitória e 1º bispo da Diocese

0

Neste dia 11 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Diocese de União da Vitória, a Diocese comunica com profundo pesar, o falecimento de seu bispo emérito e 1º bispo da Diocese, Dom Walter Michael Ebejer, aos 91 anos de idade.

Tendo passado mal na quinta-feira, 10 de junho, Dom Walter Michael Ebejer, foi internado no Hospital e Maternidade APMI, em União da Vitória onde veio a falecer na tarde desta sexta-feira.

Horário e Local do Velório com missa e celebrações de exéquias ainda estão para serem definidos pela Diocese, que buscará tomar os devidos cuidados exigidos pelos Decretos Municipais e Secretaria de Saúde, devido as exigências da Pandemia.

Mensagem da Diocese

A Diocese de União da Vitória, na pessoa de seu atual bispo diocesano, Dom Walter Jorge Pinto, dos demais membros do clero, diocesanos e religiosos (Padres e Diáconos) leigos e leigas, religiosos e religiosas, manifesta seu profundo pesar pela morte de seu primeiro bispo.

Que o Deus de amor e misericórdia, que revelou sua face na figura de Seu Filho Jesus Cristo, o acolha na morada eterna, lhe dando toda a paz e graça pela vida doada à Igreja, em especial na Igreja Particular de União da Vitória.

Inspirados nas palavras da Carta de São Paulo a Timóteo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo juiz, naquele Dia, e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua Aparição” (2Timóteo 4,7.8),rogamos a Deus que recompense a Dom Walter Michael Ebejer pelo grande amor e zelo que teve para com a ‘Casa do Senhor’ cumprindo com afinco o seu Lema Episcopal:“Zelus Domus Comedit” – “O zelo pela Casa de Deus me devorou”.

Breve Histórico da vida de Dom Walter Michael Ebejer (OP)

Dom Walter Michael Ebejer foi o 1º bispo da Diocese de União da Vitória – PR, instalada no dia 06 de março de 1977 e criada no dia 3 de dezembro de 1976 pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio,do Papa Paulo VI.

Emérito há 14 anos, desde sua renúncia em janeiro de 2007, Dom Walter Ebejer esteve à frente da Diocese de União da Vitória como seu Pastor, por 30 anos.

Filho de Joseph e Mary Josephine (Cutajar) Ebejer, Dom Walter nasceu em 03 de agosto de 1924 na cidade de Dingli, na Ilha de Malta (Mediterrâneo). Ingressou na vida religiosa dos Frades Dominicanos da Ordem dos Pregadores (OP), ainda em seu país, aos 16 anos, e após fazer o Noviciado, assumiu o nome de Frei Domingos. Estudou em Oxford na Inglaterra, onde também fez sua Profissão Religiosa Perpétua e Solene aos 21 anos.

Dom Walter Ebejer chegou ao Brasil enviado como missionário em 21 de dezembro de 1957, quando foi trabalhar no interior do Estado de Goiás, nas cidades de Itapirapuã, Novo Brasil, e Fazenda Nova. Transferido para o Paraná, atuou também em várias cidades do Estado como: Faxinal (Norte do Paraná); Ponta Grossa; Matinhos (Litoral do Paraná), e na Capital, Curitiba, quando foi nomeado bispo em 03 de dezembro de 1976. Tomou Posse na Diocese de União da Vitória – PR, em 06 de março de 1977, data de Instalação da Diocese e de sua ordenação episcopal.

Em sua trajetória como bispo de União da Vitória, Dom Walter se dedicou amplamente na formação de seu clero e de novos sacerdotes. Criou o Seminário Diocesano Rainha das Missões, em 1984, onde atuou como Reitor e também professor, formando sacerdotes para a Diocese e para outras Dioceses do Brasil, que enviavam seminaristas; investiu na Escola Diaconal, formando Diáconos Permanentes para a Diocese, e na Escola de Teologia para Leigos dando formação ao Laicato.

Diplomado em Línguas (Inglês, Italiano e Latim, possuía grau acadêmico de Lente em Filosofia e Teologia e Mestrado em Teologia Dogmática. Em seu país lecionou língua e Literatura Inglesa e preparou alunos para exames em Oxford, na Inglaterra. No Brasil lecionou Teologia no Studium Theologicum e na PUC-PR, em Curitiba.

Apaixonado pelo Brasil como sempre dizia, mesmo depois de emérito não optou nem em voltar ao seu país de origem, nem em morar em uma Casa da Congregação dos Frades Dominicanos. Quis permanecer na Diocese onde doou sua vida como bispo por três décadas.

Ainda emérito, pregou diversos retiros, escreveu livros autobiográficos além de outras produções acadêmicas. Desde o início da Diocese, deu grande apoio ao jornal Diocesano Estrela Matutina, no qual até o momento vinha escrevendo artigos de formação dos Documentos Conciliares. Dom Walter foi também membro fundador da Academia de Letras Vale do Iguaçu, ALVI, em União da Vitória – PR.

Mesmo depois de sua renúncia como bispo diocesano, Dom Walter sempre se mostrou preocupado com o bom andamento da Diocese, tendo um relacionamento afável com os demais bispos, confiando suas preocupações e cuidado, em suas orações. Seu lema episcopal pelo qual viveu todo o episcopado foi: “Zelus Domus Comedit” – “O zelo pela casa de Deus me devorou”.

Dom Walter morava em sua residência, no Jardim Brasília, em Porto União – SC, cidade gêmea a União da Vitória – PR, sede da Diocese.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças – Urbanismo realiza colocação de redutores de velocidade em regiões de grande fluxo de veículos

Rebouças na atualidade vem recebendo um significativo avanço em pavimentação asfáltica, co…