Home Política Regional Medidas de estímulo ao plantio da araucária no Paraná são aprovadas pela Assembleia

Medidas de estímulo ao plantio da araucária no Paraná são aprovadas pela Assembleia

0

De forma unânime e atendendo a uma reivindicação de anos, a Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira projeto do deputado *HUSSEIN BAKRI* que estabelece regras de estímulo e regulamenta o plantio e posterior corte de araucária.

De autoria conjunta com os deputados Luiz Claudio Romanelli e Emerson Bacil, a proposta tem o objetivo de fomentar a atividade econômica no Paraná e se aplica apenas aos pinheiros plantados para fins comerciais.

O projeto permite a exploração comercial do pinhão e da madeira a quem plantar – ou já tenha plantado – araucária fora dos remanescentes naturais nativos, das Reservas Legais, das Áreas de Preservação Permanente e demais áreas protegidas.

Será obrigatório cadastrar a plantação junto aos órgãos ambientais estaduais, informando tipo e idade da plantação, espaçamento e número de mudas, e produto a ser explorado.

Também será preciso declarar previamente a exploração para que seja possível controlar a origem dos produtos e ainda que a propriedade esteja inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A proposta prevê ainda o incentivo à formação de cooperativas de agricultores para o plantio de araucárias e o seu uso comercial, bem como à realização de atividades educacionais com os produtores sobre a importância de preservar os remanescentes naturais da espécie.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Irati- Hussein Bakri anuncia inicio das reformas no Colégio Duque de Caxias

Na manhã desta sexta-feira (25) foi anunciado o início das obras no Colégio Estadual Duque…