Home Notícias Regionais Irati- Provedor e diretores da Santa Casa pedem medidas mais restritivas face ao agravamento da pandemia de Covid

Irati- Provedor e diretores da Santa Casa pedem medidas mais restritivas face ao agravamento da pandemia de Covid

0
clique aqui e receba nossas notícias:

Na manhã desta terça-feira, 18, o provedor da Santa Casa de Irati, Dr. Ladislao Obrzut Neto, reuniu alguns colaboradores que representam vários setores do hospital, para participar de uma reunião com o Prefeito Municipal de Irati, Jorge Derbli; a vice-prefeita Ieda Waydzik; o Secretário da Fazenda Juarez Miguel da Silva; Carla Queiroz da Procuradoria Jurídica do Município; Ico Andreassa, que é Chefe de Gabinete; Jussara Aparecida Kublinski Hassen, Secretária Municipal de Saúde, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e COEF.

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Irati e o Jornal Folha de Irati registraram a reunião.

Dr. Ladislao expôs a atual situação da covid-19 dentro da Santa Casa, e explicou ao prefeito que se não for feito algo rápido e efetivo, com relação ao Coronavírus, a cidade vai continuar colhendo cada dia mais mortes. “A ajuda que a prefeitura tem dado ao nosso hospital é sempre muito válida, porém, uma medida forte restritiva deve ser tomada porque a UPA não tem estrutura e a Santa Casa de Irati já não comporta mais tantos pacientes” – disse o provedor.

Bruno, do setor de Segurança do Trabalho da Santa Casa, contou que os colaboradores estão totalmente desgastados, que a demanda de atendimento está muito grande, e que os profissionais estão adoecendo de uma forma que está ficando cada vez mais difícil de reverter a situação.

Débora, da equipe de Enfermagem, relatou que em um dia de trabalho da semana passada haviam cinco pacientes intubados no PS Covid, e somente dois funcionários para atendê-los. “O número de casos aumentou muito, e nós não temos mais condições físicas e psicológicas para continuar como está. O Município precisa fazer a sua parte para minimizar este sofrimento” – desabafou Débora.

A psicóloga Thais relatou que a contratação de novos funcionários é quase impossível, já que a Covid exige que o profissional já tenha um certo preparo no atendimento. “Nossos colaboradores já estão querendo pedir demissão, porque não vemos uma perspectiva de melhora, precisamos achar uma solução” – explicou a psicóloga.

Suzane, do setor de Auditoria do hospital, disse que tem algo muito errado na estratégia de combate ao Coronavírus, e que tem que haver um plano mais efetivo. “Os profissionais de Saúde de Irati estão cuidando dos mortos, quando deveriam cuidar dos vivos através da prevenção, isso demonstra que algo está errado” – disse ela.

Ana Cláudia, do Serviço Social da Santa Casa contou que é muito difícil o momento, e que somente naquela manhã já havia contatado com duas famílias para contar sobre o óbito de seus entes queridos, sabendo que mais alguns ocorreriam durante o dia, e que isso desgasta o emocional da equipe.

Ana Bueno, da Higiene Hospitalar relatou o montante de atestado médico que tem recebido de sua equipe, porque todos estão sobrecarregados.

Sidnei e Francine do Administrativo, detalharam que algo deve ser feito com urgência, porque a tendência nos próximos dias é piorar, e que nem a UPA e nem a Santa Casa terão estrutura para atender o número de casos, que tende a aumentar se não for feito nada neste momento.

Agostinho Basso do COEF e Jussara Hassen, também lamentaram a falta de profissionais na saúde básica do município, e concordaram que as decisões são difíceis, mas deverão ser tomadas, antes que mais vidas sejam ceifadas.

No final da reunião, o Prefeito Jorge Derbli, explicou que o momento é de decisões que venham para salvar vidas e desafogar o sistema de saúde, que está sufocado. E assumiu o compromisso de lançar um novo decreto ainda esta semana, para tentar diminuir os casos de contágio na cidade de Irati.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Em Ponta Grossa, profissionais de saúde recusam vacina contra covid-19

  …