Home Notícias Regionais IRATI – “Junho Violeta” promove ações em prol do respeito pela população idosa

IRATI – “Junho Violeta” promove ações em prol do respeito pela população idosa

0

“Junho Violeta” promove ações em prol do respeito pela população idosa

 A campanha “Junho Violeta”, lançada nesta segunda-feira (01/06) pela Prefeitura de Irati na live sobre o atendimento intersetorial e orientações à população idosa, tem a finalidade de criar uma sensibilização social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de que ela não deve ser aceita em nenhuma situação.

Os maus-tratos contra o idoso representam uma grave violação de direitos, demonstrando o retrocesso da evolução social quanto às afirmações dos direitos humanos.

Visando combater este mal que assola a humanidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social, estará disseminando materiais preventivos em forma de denúncia.

O dia 15 de junho marca o “Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa, com o objetivo de reconhecer as velhices como sujeitos de direitos. Para a secretária municipal de assistência social, Sybil Dietrich, “a violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais, demandando atenção, sobretudo em tempos de pandemia da COVID-19”.

Existem várias formas de violências mais praticadas contra a população idosa, destacando-se principalmente as violências psicológicas, físicas e sexuais, bem como o abandono e a negligência. Denúncias sobre violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo telefone 100.

Chafariz é alvo de novo vandalismo

Mais uma vez o chafariz da Praça Etelvina Andrade Gomes (“Praça da Matriz”) foi alvo de vandalismo. Na madrugada de hoje (02), marginais quebraram um dos bicos de jato de água. Será necessário esgotar o chafariz pra providenciar o conserto.

Já no ano passado, quando estava sendo reativado, o mesmo local foi alvo de vândalos, que furtaram a iluminação de led do local.

Crime

Depredação de patrimônio público é crime previsto no artigo 163 do Código Penal, sob pena que pode ir de seis meses a três anos de detenção ou o pagamento de uma multa. No caso de identificação do vândalo, é instaurado procedimento interno, sendo o mesmo condenado a reparar o dano.

Pede-se que a população auxilie a Prefeitura, denunciando casos de depredação do patrimônio público, através dos telefones 153 e 3907 3338.

Reforma revitalizou local criado na década de 80

Em 2019, o fontanário da Praça Etelvina Andrade Gomes, também conhecida como “Praça da Matriz”, construído a partir de 1981, foi totalmente reformado, com recuperação da estrutura, bicos de jatos, gêiser, tubulações, bombas e painéis elétricos.

Além de impermeabilização do fundo e paredes do chafariz, também foi instalada iluminação em led, que reproduz aproximadamente 80 tons de cores, embelezando o local à noite. O valor da obra foi de R$ 61 mil.

Comentários estão fechados.

Veja Também

REBOUÇAS E REGIÃO – Agora é sua chance de fazer o Curso de Reiki on-line

Célia Andrade é formada na Técnica Reiki Sistema USUI SHIKI RYOHO Nível de Mestrado, prati…