Home Notícias Regionais Irati: Concluída primeira etapa da nova Feira do Produtor

Irati: Concluída primeira etapa da nova Feira do Produtor

0

Esta semana foi concluída a primeira etapa de construção da nova Feira do Produtor Iratiense, onde os pilares de sustentação e cobertura foram finalizados. O prefeito Jorge Derbli e o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski foram até o local da obra, que está sendo erguida ao lado da atual feira.

Esta primeira etapa está acontecendo com recursos próprios do Município, mas a Prefeitura vem pleiteando junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, verbas para a conclusão da obra. Em reuniões com o secretário Norberto Ortigara, foram apresentados os projetos da 2ª e 3ª etapas, que envolvem aspectos gerais da edificação como paredes, fachada, divisão interna para os estandes, redes elétrica, hidráulica e de dados, praça de alimentação, sanitários e varanda coberta.

O novo espaço terá mais que o dobro da atual feira, de 400 metros quadrados, perfazendo 1.038 metros quadrados. O barracão pré-moldado, que corresponde à primeira parte das obras, foi executado pela empresa M. Lachovicz & Cia. Ltda., de Prudentópolis, vencedora da tomada de preços 021/2019. O valor desta etapa chega a R$ 170 mil.

O projeto completo, após as demais etapas serem finalizadas, prevê 18 estandes, seis cozinhas e cinco acessos, sendo um deles de vão largo, permitindo a passagem de móveis e equipamentos.

Para o prefeito “é muito bom ver que a construção está evoluindo rapidamente, e que o compromisso da administração para com os agricultores e produtores que, toda semana, vêm ao local comercializar os produtos de Irati, está se concretizando. A proposta deste projeto da nova Feira do Produtor Iratiense é para que se destaque na região, oferecendo mais conforto aos comerciantes e seus clientes”.

Para Gnatkowski, “a construção do novo espaço é mais um incentivo ao agricultor de Irati que se vê apoiado e, com isso, tem estímulos para melhorar ainda mais seus produtos e buscar a diversificação. Isto resulta na melhoria das condições dos próprios produtores e da alimentação que o cidadão de Irati acaba tendo”.

O secretário complementa que as obras terão continuidade, mesmo que seja necessário empregar mais recurso próprio da Prefeitura, e que a terceira fase, que compreende mobiliário, instalações, revestimento das bancadas em granito e outros complementos, já teve parecer favorável por parte do Governo do Estado. Assim que as novas dependências da feira estiverem concluídas, o antigo barracão em madeira será demolido, para que seja providenciado o novo estacionamento.

A Feira do Produtor Iratiense funciona neste local desde o ano de 1998. Antes disso, eram barracas separadas que funcionavam na Rua Conselheiro Zacarias, imediações da linha férrea.    

Comentários estão fechados.

Veja Também

Agrometeorologista comenta fenômeno da geada negra que pode cair sobre o Paraná nesta semana

As baixas temperaturas no Paraná fizeram com que o Simepar emitisse alerta sobre riscos de…