Home Geral INFORME- SINDICATO TRABALHADORES RURAIS DE REBOUÇAS

INFORME- SINDICATO TRABALHADORES RURAIS DE REBOUÇAS

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Estados são considerados livres da aftosa, exportações crescem e preço do suíno aumenta

Mais quatro estados brasileiros são considerados livres da febre aftosa sem vacinação: Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de algumas regiões do Mato Grosso e do Amazonas. O novo status, adotado pelo Ministério da Agricultura, começa a valer em primeiro de setembro. E foi possível porque as áreas beneficiadas conseguiram cumprir uma série de exigências, como melhorias nos serviços veterinários oficiais. O próximo passo, agora, é buscar o reconhecimento internacional, por parte da Organização Mundial de Saúde Animal, de que essas áreas estão livres da aftosa sem vacinação. Algo que deve acontecer na primeira metade do ano que vem e ajudar a turbinar as exportações de carne.

 

 

 

Por falar no assunto, o agro respondeu, em julho, por mais da metade de tudo o que o Brasil vendeu para o exterior. Os embarques do setor movimentaram nada menos que 10 bilhões de dólares, apontam dados do Governo, alta de 12 por cento, na comparação com 2019. A cada mês que passa, a China se firma como o grande parceiro do agronegócio brasileiro. Os asiáticos pagaram quatro, de cada 10 dólares que o País faturou com as exportações. Entre as culturas, destaque para a soja, com aumento de volume na casa de 40 por cento, pra 10 milhões de toneladas exportadas. Quase oito milhões só para a China.

Aliás, as vendas pra fora aquecidas também mexem com o mercado da carne de porco, aqui no País. Mas esse não foi o único fator que puxou os preços pra cima, nos últimos dias. A oferta de animais é pequena e a demanda interna também cresceu, seja por conta da reabertura de bares e restaurantes ou porque isso normalmente acontece todo começo de mês. Com isso, o Cepea apurou que a cotação do animal vivo em São Paulo, por exemplo, disparou mais de 10 por cento, em agosto, e chegou a quase sete reais e 30 centavos o quilo, nos últimos dias.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Alerta amarelo: PR tem ventos intensos e possibilidade de alagamentos na segunda

O Paraná vai entrar em alerta amarelo a parti das 0h, desta segunda-feira (8). O aviso é d…