Home Saúde Indicadores apontam aproximação de 4ª onda de covid-19 no Brasil

Indicadores apontam aproximação de 4ª onda de covid-19 no Brasil

0

O Brasil já está vivendo uma quarta onda de covid 19, ou, na melhor das hipóteses, está prestes a vivê-la. A avaliação é da epidemiologista Ethel Maciel, pesquisadora da universidade federal do Espírito Santo. Segundo ela, 3 indicadores atuais apontam para isso. A taxa de Transmissão do vírus, conhecida pela sigla RT. O crescimento da média móvel de casos e internações hospitalares, e a taxa de positividade dos testes realizados.


Quando a taxa de Transmissão fica acima de um, significa que cada pessoa infectada está transmitindo o vírus para pelo menos mais uma. O ultrapassar esse limite.
O que voltou a acontecer no dia 9 de maio, depois de quase 3 meses, indica que a doença está se espalhando, embora o avanço da vacinação tenha atenuado os efeitos letais da última onda, entre janeiro e fevereiro deste ano, o aumento do contágio preocupa. Um dos motivos são os riscos envolvidos na chamada covide longa assim, ficaram conhecidos os casos de infecção com sintomas persistentes, muitos deles ainda desconhecidos.

A pesquisadora reforça o alerta especialmente para o público que não está com a vacinação em dia. De acordo com dados do Ministério da saúde, apenas 30% dos brasileiros de 18 a 24 anos aplicaram a chamada dose de reforço.
Até o lembra que a imunidade conferida pelas vacinas contra a covid 19 cai após cerca de 6 meses, tornando fundamental a aplicação da dose adicional. A epidemiologista reforça a importância do uso de máscaras PFF 2 com o poder de filtragem suficiente para conter o vírus.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Dia D de Vacinação registrou mais de 371 mil doses aplicadas no Paraná

Um balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que 371.092 doses foram aplicada…