Home Notícias Regionais Iarati – GARI é inaugurado e vai transformar a gestão de resíduos sólidos

Iarati – GARI é inaugurado e vai transformar a gestão de resíduos sólidos

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Um projeto transformador foi inaugurado nesta sexta-feira (24) pela Prefeitura, no Condomínio Industrial da Vila São João. O GARI – Gestão Ambiental de Resíduos de Irati –  é um complexo que vai transformar a realidade ambiental do município e socioeconômica de aproximadamente 60 trabalhadores.

O Complexo GARI é uma estrutura pensada para atender toda a demanda que o município tem em relação ao lixo. O espaço é formado por cinco barracões, equipados e adequados para o recebimento e separação de resíduos. No complexo, haverá aproximadamente 60 postos de trabalho, entre funcionários do município, e trabalhadores da Associação Malinoski e da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Irati (Cocaair).

O prefeito Jorge Derbli ressalta a relevância do projeto, que é trabalhado pela sua gestão com objetivo de atender as demandas ambientais e oferecer um local adequado aos trabalhadores. “Desde o primeiro mandato estamos trabalhando a questão ambiental. O GARI em um projeto sustentável, mas principalmente vai dar dignidade às pessoas que trabalham com o lixo em Irati”, comenta.

No local, desde janeiro de 2022 já acontece o transbordo do lixo orgânico, que deu fim ao aterro sanitário localizado em Pinho de Cima. Hoje, a área passa por um processo de recuperação.

No complexo vai funcionar um eficiente sistema de separação do lixo reciclável, além de ser um espaço de referência para a população levar todo tipo de resíduo para ser descartado corretamente. “Queremos que o GARI seja um modelo para a nossa região e para o Paraná. Além de colaborar com os trabalhadores, com as 60 famílias que vivem dessa atividade, também estamos oferecendo soluções de descarte correto, ajudando a deixar nossa cidade mais limpa”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Magda Lozinski.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, ressalta a dedicação de todos os trabalhadores, que até então exerciam as suas atividades no bairro Vila Nova, em estrutura locada pelo município. “O trabalho de cada um é essencial e tem muito valor para nós. Estamos felizes em poder proporcionar um espaço adequado e com estrutura. Também pedimos o apoio da população para que separe corretamente o lixo em casa e faça a sua parte”.

A represente da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Irati, Rosângela Souza Soares, disse que a nova estrutura é a realização de um sonho dos trabalhadores. “Só temos a agradecer pelo espaço para a reciclagem”, comenta. “Vamos viver e trabalhar melhor no complexo GARI”, acrescenta a presidente da Associação Malinoski, Luciane Malinoski.

ESTRUTURA –  O Complexo GARI conta com cinco barracões, entre eles, um destinado ao setor operacional da Secretaria de Meio Ambiente, um para a Associação Malinoski e um para Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Irati (Cocaair). Ao total, são mais de 3.000 m² de área construída.

Ainda já foi aprovado pelo Governo do Estado a construção de um refeitório para uso dos trabalhadores, com investimento de aproximadamente R$ 400 mil. Futuramente, a gestão pretende construir novas estruturas para abrigar uma incubadora, onde os resíduos poderão ser transformados, gerando rendas para muitas famílias.

Comentários estão fechados.

Veja Também

VÍDEO – Reunião na Câmara de Vereadores de Rebouças termina sem consenso sobre gestão do Hospital Dona Darcy Vargas

Partes divergem sobre  eventuais soluções relacionadas a atual diretoria do hospital por: …