Home Saúde Gripe aponta aumento significativo da SRAG entre crianças

Gripe aponta aumento significativo da SRAG entre crianças

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Boletim semanal da FioCruz, o INFO Gripe, traz um dado preocupante para o Paraná, o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrado em algumas regiões do estado é o maior do país. São mais de 10 casos por 100 mil habitantes no Norte Pioneiro e parte das regiões Norte e Central do estado, índice considerado extremamente alto e não registrado em nenhum outro lugar do Brasil. Já as regiões Oeste e Sudoeste estão na classificação Muito Alto, com 5 a 10 registros para cada 100 mil habitantes. Esse índice só está registrado em São Paulo, na região fronteiriça ao Norte Pioneiro Paranaense.

O boletim registra ainda um aumento significativo no número de casos da síndrome respiratória aguda grave em crianças no país, principalmente na faixa de 5 a 11 anos. De acordo com o informativo, ainda não é possível identificar com segurança o vírus responsável por este aumento, apesar de o SARS-CoV-2 (COVID-19) se manter dominante em todas as faixas etárias.

Na análise do boletim, por se tratar de crescimento restrito ao público infantil, ele pode estar associado à volta ao ambiente escolar, como afirma Marcelo Gomes, coordenador do informativo.

Já entre os casos de SRAG confirmadamente causados pela covid-19, as crianças de 0-4 anos são, atualmente, o grupo com maior risco, considerando-se a população até 60 anos de idade. Por isso, o coordenador reforça a necessidade de manter cuidados nas escolas.

Continua após publicidade

 

O boletim aponta que, incluindo todas as faixas etárias, no país há uma queda de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e crescimento na de curto prazo (últimas três semanas). A curva nacional segue indicando entrada em um patamar similar ao de abril de 2022 – o mais baixo desde o início da epidemia de Covid-19 no Brasil.

Continua após publicidade

 

via-BandNews

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças: Importância da Vacinação contra a Poliomielite

**Situação Atual da Vacinação:** Em 2021, a cobertura vacinal para crianças menores de um …