Home Saúde FERNANDES PINHEIRO -confirma morte de macaco por febre amarela; especialista reforça importância da vacinção contra a doença

FERNANDES PINHEIRO -confirma morte de macaco por febre amarela; especialista reforça importância da vacinção contra a doença

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O Paraná confirmou nesta quarta-feira (21) a primeira morte de um macaco por febre amarela, no período epidemiológico 2022-2023. O registro foi na cidade de Fernandes Pinheiros, na região central do estado. Além deste caso há outras 15 notificações em nove municípios sendo monitoradas, sendo seis em investigação e três indeterminadas, pois não há coleta de amostra. Os dados constam em boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Emanuelle Gemin Pouzato, chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, afirma que o resultado foi possível após exame de PCR.


O pedido é para que a população fique atenta e não machuque macacos e entre em contato com a vigilância de saúde do município caso encontre um animal doente ou morto.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já com relação aos humanos, foram quatro casos notificados, sendo três descartados e um ainda em análise. Metade deles foi identificado em mulheres e a outra metade em homens. Todos têm idade entre 40 e 59 anos.

A chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa reforça a importância da vacinação contra a doença.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças: Importância da Vacinação contra a Poliomielite

**Situação Atual da Vacinação:** Em 2021, a cobertura vacinal para crianças menores de um …