Home Geral Famílias mais pobres podem até consumir mais, mesmo com a crise, enquanto as com renda perto de R$ 3 mil geram preocupação

Famílias mais pobres podem até consumir mais, mesmo com a crise, enquanto as com renda perto de R$ 3 mil geram preocupação

0

Famílias da chamada classe C1 serão as mais afetadas pela crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. É o que aponta um estudo da consultoria IPC Marketing.

São cerca de 13 milhões de lares, em todo o País, nos quais a soma das rendas dos integrantes chega a cerca de três mil reais.

Com o aperto das contas, cada uma dessas famílias deve consumir 11 por cento menos. Quer dizer que mais de 100 bilhões de reais deixarão de circular na economia brasileira.

Boa parte dessas pessoas trabalha no setor privado e pode sofrer com o desemprego; ou por conta. E correm o risco de não se encaixarem nos programas de apoio do Governo.
(continua após anúncio)

Já nas classes mais baixas, a C2, a D e a E, com famílias com renda de até mil e 700 reais, o consumo pode aumentar.

Exatamente por conta das medidas de apoio anunciadas pelo poder público e que beneficiam principalmente essa parcela da população.

A segunda classe social mais afetada, no Brasil, será a dos ricos. O potencial de consumo da classe A, com renda de mais de 25 mil reais por família, deve cair sete por cento.

Principalmente porque são pessoas que mexem bastante com investimentos, e o mercado financeiro sentiu os efeitos da crise.

Vale destacar, porém, que um dos indicadores levados em conta pela pesquisa foi a projeção de uma queda de quase dois por cento do PIB, feita na semana passada, pelo Banco Central. Mas que, depois, o órgão revisou essa projeção para um tombo de três por cento.

Os números, porém, ainda pode mudar pra cima ou pra baixo, nos próximos dias, conforme o andamento da pandemia.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Motoristas podem conferir e pagar infrações por meio da Carteira Digital de Trânsito

Motoristas de todo o país já podem acompanhar, receber e pagar multas por meio do aplicati…