Home Geral Estudo revela que fornos e fogões a gás podem ser mais prejudiciais que cigarros em ambientes fechados

Estudo revela que fornos e fogões a gás podem ser mais prejudiciais que cigarros em ambientes fechados

0
NATAL 2023

Uma pesquisa realizada por químicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelou informações preocupantes sobre o uso de forno e fogão a gás em ambientes fechados. De acordo com o estudo, publicado em 15 de junho, esses aparelhos podem emitir níveis de gases potencialmente cancerígenos até mesmo superiores à fumaça de cigarro.

Os resultados mostram que apenas uma boca de fogão acesa no nível mais alto ou o fogão operando acima de 180º por mais de 20 minutos emitem mais benzeno do que um cigarro aceso em um ambiente doméstico fechado. O benzeno é um gás perigoso que aumenta o risco de desenvolvimento de leucemia e outros cânceres relacionados ao sistema sanguíneo.

continua após publicidade

 

O estudo, publicado na revista Environmental Science & Technology, destaca que as concentrações elevadas de benzeno permanecem no ar de uma casa por mais de seis horas após o uso do forno e/ou fogão. Alarmantemente, em 29% dos casos observados, o nível de benzeno ultrapassou os limites de segurança estabelecidos nos Estados Unidos. O estudo também aponta que as emissões de fogões a gás são até 50 vezes maiores do que as dos modelos elétricos e de indução.

Essa não é a primeira vez que pesquisadores de Stanford identificam riscos associados ao uso de fogões a gás. Estudos anteriores revelaram que a presença desses aparelhos aumenta o nível de metano nas residências, que é outra substância tóxica para o organismo. Em 2022, uma pesquisa constatou que pelo menos 12% dos casos de crianças com asma nos Estados Unidos poderiam estar relacionados ao uso de fornos e aquecedores domésticos não-elétricos.

continua após publicidade

 

Esses resultados demonstram a importância de se considerar os riscos para a saúde ao utilizar fogões e fornos a gás em ambientes fechados.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

ESPECIALISTA EXPLICA: A complicada tarefa de dizer “não” às crianças e adolescentes na hora do exagerado consumismo de fim de ano

A educadora Carolina Delboni explica que é fundamental impor limites aos filhos, principal…