Home Geral ESPECIALISTA EXPLICA – Primavera no Brasil é marcada por transição climática significativa

ESPECIALISTA EXPLICA – Primavera no Brasil é marcada por transição climática significativa

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

A primavera no Brasil é marcada por uma transição climática significativa, onde diversas regiões experimentam convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste — e em parte do centro-sul da região Norte. Na parte norte do Nordeste, as chuvas tendem a ser inferiores a 100 mm, enquanto diversas áreas presenciam um aumento nas temperaturas.

A meteorologista do Inmet Andrea Ramos explica que, enquanto no ano passado o país estava sob a influência do fenômeno La Niña, este ano o El Niño predomina. O La Niña é caracterizado por muitas chuvas na região Norte e seca na região Sul — já o El Niño tem o efeito oposto.


O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do MIDR, Tiago Molina Schnorr, avalia que os próximos meses de chuvas são críticos, especialmente para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e partes do Nordeste. Ele alerta sobre os riscos e impactos relacionados às chuvas intensas e aconselha os cidadãos a estarem bem informados sobre os perigos históricos e características geográficas de suas áreas locais e rotas diárias.

 

Molina salienta que é importante sempre buscar informações oficiais de órgãos de Defesa Civil, seja utilizando informações de mídias sociais ou de sites que sejam confiáveis, pois durante esses períodos de instabilidade climática, muitas informações que não condizem com a realidade, também circulam, podendo representar um risco ainda maior para as pessoas que as recebem.

Em caso de dúvidas ou emergências, contate a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, anuncia novidades em sinalização e melhorias para a cidade

Rio Azul, 23 de maio de 2024 – O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski,  comentou sobre p…