Home Notícias Regionais Encontro Estadual das Benzedeiras acontece neste fim de semana, em Irati

Encontro Estadual das Benzedeiras acontece neste fim de semana, em Irati

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Neste fim de semana, o município de Irati sediará o Encontro Estadual das Benzedeiras no prédio da Faculdade São Vicente, na rua 24 de Maio. O evento organizado pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA) terá como tema “Práticas e saberes das mulheres da floresta de araucárias”.

A expectativa do grupo é de conseguir disseminar, através do encontro, o conhecimento popular, as práticas tradicionais de cura e fé e a manifestação cultural e religiosa disponibilizada pelo MASA.

A agente regional de cultura da Secretaria Estadual de Comunicação Social e Cultura e da UEPG e assessora do MASA, Milene Aparecida Padilha Galvão, detalhou os objetivos do evento, que vem sendo organizado há pelo menos um ano e meio. “Este evento é para juntar e somar a prática tradicional de cura das mulheres e homens, benzedeiras e benzedores, aqui da região centro sul do Paraná. Estaremos recebendo benzedeiras de outras cidades do Paraná e de outros estados. É um encontro que estamos organizando com muita alegria e amor há pelo menos um ano e meio”, contou.

Continua após publicidade

 

A programação começa neste sábado, às 8 h, com o credenciamento dos participantes. Logo após, será realizada uma mística. Em seguida, haverá a apresentação das caravanas e grupos presentes. Às 11 h, será feita a mesa de abertura. Em seguida, será servido o almoço. No período da tarde, a partir das 14 h, acontecerá uma roda de conversa sobre experiências, saberes e práticas. Das 16 às 17h30 serão realizadas oficinas de trocas de experiências com os seguintes temas e palestrantes:

Plantas medicinais com Agda Andrade, de Rebouças, que pertence ao Movimento Aprendizes da Sabedoria;

Saberes Ancestrais das Parteiras com Raquel Messias de Camargo, do Baobá Saberes Ancestrais, de Curitiba;

Cone para o ouvido com a benzedeira Rosalina, de Irati, que também é do Movimento Aprendizes da Sabedoria;

Garrafada do índio com Lenísia Ruas Septimio, de Pirenópolis/GO;

Costura de rendidura e outras práticas tradicionais de cura com a benzedeira Terezinha, da localidade de Invernada, interior de Rio Azul; que pertence ao Movimento Aprendizes da Sabedoria;

Continua após publicidade

 

Preparação de pomadas para cuidar da pele com Silvana Moreira, de Irati, que é vinculada ao projeto Ervas Medicinais do IFPR Campus Irati;

Chás e plantas que curam com a benzedeira Evinha, de Irati, do Movimento Aprendizes da Sabedoria;

Meditação com taças tibetanas e instrumentos ancestrais com Valdemir José Sonda, de Marechal Cândido Rondon;

Ervas medicinais e benzimentos com Bianca Gomes, do Rio de Janeiro, que é do Hydras do Terra Prometida;

Yoga e arte terapia com Aline Dória da Silva, de Tomazina/PR;

Arquétipos antigos com Dona Laura, de Teixeira Soares, que é do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A organização ressalta que algumas oficinas poderão ser alteradas.

Continua após publicidade

 

A programação do primeiro dia do Encontro Estadual das Benzedeiras será finalizada com uma noite cultural das 19 às 21h, com apresentações artísticas, feira de produtos e artesanatos e exposições.

No domingo, 14, a programação começa às 9 h com uma mística. Em seguida, será apresentado o documentário “Benzedeiras e pandemia”. Depois acontecerá a exposição do mapeamento elaborado em 2016, que contabilizou mais de 180 mulheres e homens que benzem em Irati. A partir das 11 h, serão feitos trabalhos em grupos entre benzedeiras e movimentos. Logo após, será elaborada a carta final e serão feitos os encaminhamentos do evento, que tem previsão de término às 12 h com almoço.

Os interessados em participar do Encontro Estadual das Benzedeiras podem se inscrever por meio de um formulário disponibilizado no Instagram @movimentoaprendizesdesabedoria.

via- NajuáFM

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças realiza a 2ª Caminhada Contra o Feminicídio

A concentração foi  às 10h30, deste 22 de julho, na Praça dos Ferroviários. Neste dia ocor…