Home Saúde Dor e inchaço nas articulações são alerta para artrite reumatóide

Dor e inchaço nas articulações são alerta para artrite reumatóide

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar múltiplas articulações e outros órgãos, e que por motivo ainda desconhecido, leva as células de defesa a reconhecerem o próprio organismo como patogênico, passando a atacá-lo.  Segundo a médica reumatologista e chefe do serviço de reumatologia da UFPR, Carolina Muller, mesmo que a medicina ainda não saiba exatamente o que causa da artrite, acredita-se que pode haver uma predisposição genética, além disso, o tabagismo e infecções bucais também são fatores de risco. Ela destaca alguns sinais de alerta para a doença.


A artrite reumatóide acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. A médica explica que o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para conter a doença, contribuindo para que ela não comprometa as articulações, os ossos, e até mesmo a saúde dos olhos, nervos e pulmões.

O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica, histórico do paciente, além de exames como radiografias e de sangue também podem ser solicitados. Segundo a médica, como a origem da artrite reumatoide não é plenamente conhecida, é muito difícil falar em prevenção.

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 63)  
Comentários estão fechados.

Veja Também

Menopausa: sintomas, tratamentos e dicas

A Ginecologista Loreta Canivilo, é especialista em reposição hormonal feminina, estética í…