Home Geral Distúrbios de aprendizagem: entenda as diferenças

Distúrbios de aprendizagem: entenda as diferenças

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Especialista dá dicas de como estimular o aprendizado de crianças com cada uma das diferentes condições

Portal : Como os pais, professores e educadores em geral podem contribuir para tornar o ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor, especialmente em relação aos distúrbios de aprendizagem?

Samea Cristina Macrini : Para tornar o ambiente educacional mais inclusivo, é fundamental que pais, professores e educadores compreendam melhor os distúrbios de aprendizagem. Além disso, é imprescindível conhecer estratégias específicas que podem ser utilizadas em sala de aula para trabalhar com as crianças que enfrentam essas dificuldades. A colaboração entre pais e educadores é crucial nesse processo.

Portal : Quais são os principais sintomas da dislexia na infância, e como os professores podem abordar essa condição em sala de aula?

Samea Cristina Macrini : A dislexia na infância apresenta sintomas como dispersão, falta de atenção, dificuldade em aprender rimas e canções, e atraso na coordenação motora. Para abordar essa condição em sala de aula, é recomendado estimular essas crianças por meio de atividades que envolvam música, rima, ritmo, palmas e percepção visual.

Portal: Como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode afetar o desempenho escolar, e quais estratégias os professores podem adotar para auxiliar alunos com TDAH?

Samea Cristina Macrini: O TDAH pode impactar o desempenho escolar devido à falta de atenção, inquietação e impulsividade. Professores podem adotar estratégias como estabelecer rotinas, criar regras claras, fazer pausas regulares, ensinar técnicas de organização e utilizar incentivos e elogios para estimular alunos com TDAH em sala de aula.

Portal 4: Quais são os sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e como os educadores podem trabalhar com crianças que apresentam esse distúrbio na escola?

Samea Cristina Macrini: O TEA apresenta sinais precoces como atraso no desenvolvimento da fala, dificuldade em manter contato visual, pouca interação social, sensibilidade extrema a estímulos e repetições de comportamentos. Educadores devem buscar um diagnóstico precoce, estabelecer rotinas previsíveis, oferecer apoio na comunicação e suporte para habilidades sociais ao trabalhar com crianças com TEA na escola.

Portal : Como o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) se manifesta na infância, e quais abordagens são eficazes para melhorar o aprendizado de crianças com esse transtorno?

Samea Cristina Macrini : O TOD se manifesta na infância com comportamentos como agressividade, raiva, desobediência e provocação. Estratégias eficazes incluem clareza com as regras, elogios, compreensão dos gostos da criança e liderança pelo exemplo para proporcionar um ambiente de aprendizado mais eficaz.

Portal 6: Quais são os sintomas da Deficiência Intelectual e como os familiares e educadores podem apoiar o desenvolvimento dessas crianças na escola?

Samea Cristina Macrini : A Deficiência Intelectual apresenta sintomas como atraso no desenvolvimento, falta de interesse, isolamento familiar, problemas de aprendizado e irritabilidade. Familiares e educadores podem apoiar o desenvolvimento dessas crianças através de comunicação aberta, estímulo à expressão de necessidades, uso de figuras para aumentar o vocabulário, priorização de qualidade sobre quantidade de atividades, entre outras estratégias.

Samea Cristina Macrinidestaca  destaca a importância de reconhecer a individualidade de cada criança, ressaltando que comportamentos diferentes podem não necessariamente estar relacionados a um distúrbio. Ela enfatiza que o diagnóstico e tratamento de distúrbios de aprendizagem devem ser conduzidos por profissionais qualificados, com o acompanhamento de médicos e psicólogos. O uso de avaliações educacionais e recursos da neuropedagogia é recomendado para permitir uma intervenção adequada por parte dos educadores e profissionais da pedagogia.

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1.700 escolas de todo o Brasil utilizam a solução.

 

 

 

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, anuncia novidades em sinalização e melhorias para a cidade

Rio Azul, 23 de maio de 2024 – O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski,  comentou sobre p…